O FANDANGO CAIÇARA E O CONCEITO DE CARNAVALIZAÇÃO DE BAKHTIN

Autores

  • Joni Márcio Dorneles Fontella

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v20i2.23566
Agências de fomento

Palavras-chave:

Fandango, Caiçara, Carnavalização, Cultura.

Resumo

Até as últimas décadas do século XX, as comunidades caiçaras paranaenses e paulistas viviam basicamente da pesca e de produtos extraídos de pequenas plantações. Para a obtenção desses meios de sobrevivência, o trabalho era realizado por meio de mutirões, nos quais as pessoas participavam voluntariamente com sua força de trabalho. Como forma de reconhecimento pelo auxílio prestado, ao final das atividades, a família anfitriã oferecia uma festa, denominada de fandango. O objetivo principal deste artigo é refletir sobre a constituição do fandango enquanto festa popular e relacioná-lo à noção de carnavalização de Bakhtin (1987). Ao analisar o carnaval como festa popular na Idade Média e no Renascimento, Bakhtin argumenta que as relações hierárquicas existentes entre as pessoas em circunstâncias corriqueiras da vida social eram completamente abolidas durante os dias de festa, e assim, as pessoas experimentavam uma segunda vida. Entendemos que a noção de carnavalização poderia ser associada ao fandango caiçara. Então, realizamos uma pesquisa de análise documental, utilizando como corpus entrevistas constantes no livro Museu vivo do fandango (2006), em que membros das comunidades caiçaras expressam suas representações sobre, entre outras coisas, significados do fandango. Percebemos que, ao contrário do carnaval na Idade Média e no Renascimento, a festa do fandango não era momento de abolição de hierarquias, uma vez que as caiçaras dão pouca importância às hierarquias.

Biografia do Autor

Joni Márcio Dorneles Fontella

É doutorando em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Possui mestrado em Letras pela mesma instituição (2017). Possui especialização em Tradução pela Universidade Estácio de Sá (2014) e em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras pela UNINTER (2012). Graduado em Letras (Português/ Inglês) pela UNIOESTE (2011). Atualmente é professor colaborador da UNIOESTE, campus de Foz do Iguaçu, ministrando as disciplinas de História e Cultura de Língua Inglesa e Literatura Inglesa no curso de Letras, e de Língua Inglesa para fins específicos nos cursos de Hotelaria e Turismo.

Downloads

Publicado

12-11-2019

Como Citar

DORNELES FONTELLA, J. M. O FANDANGO CAIÇARA E O CONCEITO DE CARNAVALIZAÇÃO DE BAKHTIN. Ideação, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 124–138, 2019. DOI: 10.48075/ri.v20i2.23566. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/23566. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos