SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE – A COMPREENSÃO DA SÍNDROME DE BURNOUT EM UNIVERSITÁRIOS A PARTIR DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

Autores

  • Giliane Aparecida Schmitz Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Maria Rita Zoéga Soares Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v21i1.23964
Agências de fomento

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout, Universitários, Análise do Comportamento

Resumo

Estudos realizados na última década têm demonstrado uma elevação no número de distúrbios psicológicos em estudantes universitários, afetando a qualidade de vida e o desenvolvimento dessa população. Dentre os transtornos apresentados por universitários a Síndrome de Burnout vem sendo relatada com uma incidência considerável. Investigações sobre a Síndrome de Burnout em estudantes universitários têm sido produzidas com o objetivo de entender como o contexto da educação superior afeta o bem-estar desta população. Entre os principais sintomas da Síndrome de Burnout estão exaustão emocional, despersonalização e sentimento de ineficácia nas atividades realizadas, além de fadiga, depressão e diminuição do desempenho acadêmico. Este estudo se propõe a compreender a Síndrome de Burnout em estudantes universitários, os sintomas mais comuns e as variáveis acadêmicas relacionadas a partir de uma revisão de literatura. Propõe-se também a abordar o problema a partir da compreensão Analítico Comportamental, com o objetivo de esclarecer possibilidades de prevenção e intervenção da Síndrome de Burnout no contexto educacional.

Biografia do Autor

Giliane Aparecida Schmitz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Psicóloga do Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco

Maria Rita Zoéga Soares, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professora do Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento (UEL) -

Participa do Programa de Ciências da Saúde (UEL); Master em Psicooncologia (Universidade de Valencia UV) - Espanha e Doctorado en Psicología (Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales  UCES)- Argentina

Downloads

Publicado

21-03-2020

Como Citar

SCHMITZ, G. A.; SOARES, M. R. Z. SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE – A COMPREENSÃO DA SÍNDROME DE BURNOUT EM UNIVERSITÁRIOS A PARTIR DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO. Ideação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 70–89, 2020. DOI: 10.48075/ri.v21i1.23964. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/23964. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos