INTERDISCIPLINARIDADE E HISTORICIDADE: POSSIBILIDADES E ARRANJOS

Autores

  • Fred Maciel Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - Universidade Estadual do Paraná (PPGSeD - Unespar/campus Campo Mourão)

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v21i1.24056
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES)

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Historicidade, Conhecimento, História

Resumo

O crescimento do campo interdisciplinar, seja no âmbito acadêmico ou em áreas não tão próximas a ele, é permeado por transformações na sociedade e por progressos científicos, visíveis no avanço dos processos de globalização, por exemplo. As maiores interações entre campos e espaços disciplinares na produção e difusão de conhecimentos demandaria, então, o aprofundamento e a associação de análises e objetos de pesquisa sob tal ótica da interdisciplinaridade na compreensão de inúmeros fenômenos e processos que permeiam nosso cotidiano. Especificamente, as relações com a historicidade e com a História podem trazer renovadas perspectivas para variados assuntos habitualmente abordados de maneira unidimensional. Nesse sentido, tomando como base a questão da interdisciplinaridade e suas inter-relações com a produção de conhecimentos e também com a prática de socialização no interior das ciências humanas, o presente artigo pretende apresentar considerações acerca das possibilidades interdisciplinares permeadas à historicidade e à pesquisa histórica, avaliando alcances e benefícios de tais conexões. Ao explorar o tema, se tentará evidenciar a utilidade e necessidade das inserções interdisciplinares para entendimentos cada vez mais abrangentes.

Biografia do Autor

Fred Maciel, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - Universidade Estadual do Paraná (PPGSeD - Unespar/campus Campo Mourão)

Doutor em História (FCHS - Unesp/Franca). Membro do Grupo de Pesquisa Intelectuais e Política nas Américas (IPA).

Downloads

Publicado

21-03-2020

Como Citar

MACIEL, F. INTERDISCIPLINARIDADE E HISTORICIDADE: POSSIBILIDADES E ARRANJOS. Ideação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 6–24, 2020. DOI: 10.48075/ri.v21i1.24056. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/24056. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos