O FUNCIONAMENTO DE IMAGENS E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA LEITURA DE TEXTOS DE RELATIVIDADE RESTRITA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v22i1.24135Palavras-chave:
EnsinoResumo
A partir da constatação básica de que imagens têm estado presentes e são relevantes em textos escritos, esta pesquisa objetivou: analisar como imagens participam das interpretações de licenciandos em física quando esses leem textos de divulgação científica sobre Relatividade Restrita. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa numa disciplina da Licenciatura em Física. Promovemos, sob determinadas condições de produção, a leitura por um conjunto de alunos em formação inicial de textos relacionados aos objetivos da pesquisa. O principal apoio teórico foi a análise do discurso iniciada na França por Michel Pêcheux. As imagens desempenharam um papel fundamental na produção de sentidos. Elas não foram vistas, em geral, como simples ilustrações, ou seja, não foram ocorrências sem importância, mostradas acidentalmente e utilizadas para atrair e agradar o leitor. Os sentidos produzidos para imagens comumente utilizadas nas produções textuais sobre a Relatividade Restrita são distintos para diferentes leitores/observadores. Elas envolvem relações históricas, sociais e pedagógicas também distintas entre produtores e leitores/observadoresDownloads
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