DIAGNÓSTICO SOCIAL: MÚLTIPLAS DIMENSÕES DA POBREZA NOS PAÍSES DO MERCOSUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v21i2.24434
Agências de fomento
Victoria Inés Darling - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Palavras-chave:

Diagnóstico social, Pobreza, Índice de Pobreza Multidimensional (IPM), Mercosul, América Latina.

Resumo

A pesquisa trata-se de um diagnóstico social sobre as múltiplas dimensões da pobreza nos países do Mercosul. Entendemos que somente com diagnósticos precisos, isto é, compreendendo as causas reais dos fenômenos sociais conseguiremos propor soluções viáveis para nossa região. O objetivo principal nesta pesquisa é aplicar o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM) para compreender quais dimensões são mais inacessíveis e privam a população dos países do Mercosul. O IPM diferente de outros métodos, permite uma compreensão mais ampla dos fenômenos e processos sociais de forma mais sistêmica e ecológica, demonstrando que a realidade social é complexa e composta por uma rede de intercâmbios e dimensões que se influenciam mutuamente. Este método permite reduzir o risco de subestimar a complexidade do fenômeno pobreza e de desprezar a heterogeneidade nele presente. Para isso, A metodologia utilizada trata-se de uma simbiose entre pesquisa qualitativa e quantitativa, onde utilizamos dados estatísticos e conceitos basilares para esta temática.

Biografia do Autor

Leticia Diniz Nogueira, UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPG-ICAL) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora na área de Economia Política Internacional, América Latina, Direitos Humanos e Relações Internacionais.

Downloads

Publicado

09-04-2020

Como Citar

NOGUEIRA, L. D. DIAGNÓSTICO SOCIAL: MÚLTIPLAS DIMENSÕES DA POBREZA NOS PAÍSES DO MERCOSUL. Ideação, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 133–158, 2020. DOI: 10.48075/ri.v21i2.24434. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/24434. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos