LEAN MANUFACTURING, FLEXIBILIDADE E A INDÚSTRIA BRASILEIRA

Autores

  • Tiago Bernardino Vargas Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Geraldo Augusto Pinto Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v21i2.24495
Agências de fomento

Palavras-chave:

Indústria brasileira, Industrialização dependente, Lean Manufacturing.

Resumo

Desde a crise do petróleo, as indústrias dos países centrais têm redesenhado suas operações adaptando-as ao modelo desenvolvido pela Toyota, nominado Lean Manufacturing, implantando seus conceitos e ferramentas com o intuito de obterem maior eficiência e flexibilidade. O sucesso dessas implantações depende de múltiplas variáveis, dentre as quais, as condições de avanço da indústria e sua história. Este trabalho tem por objetivo relacionar as condições históricas da indústria brasileira com as características do Lean Manufacturing, apontando restrições que podem limitar os resultados do modelo japonês nas empresas nacionais. Como exemplo ilustrativo, elenca-se a indústria automotiva brasileira, dado sua presença e representatividade no desenvolvimento industrial do Brasil. Conclui-se que a implantação do modelo no país enfrenta barreiras mais robustas que nos países centrais ocidentais, pois a formação da indústria brasileira tem particularidades que aumentam as barreiras comparadas aos países centrais.

Biografia do Autor

Tiago Bernardino Vargas, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

É engenheiro de produção (UFSC), mestre em Engenharia de Produção (UFPR), doutorando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba.

Geraldo Augusto Pinto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

É bacharel em Sociologia e Ciência Política, mestre e doutor em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com ênfase em Sociologia do Trabalho. Professor adjunto do Departamento Acadêmico de Estudos Sociais (Daeso) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba. Pesquisador dos grupos: Ciências Humanas, Tecnologia e Sociedade (CHTS/UTFPR); Trabalho, Tecnologia e Capitalismo Digital (UTFPR); Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses (GPTM/Unicamp). Membro da Red Innovación y Trabajo en la Industria Automotriz Mexicana (RedItiam).

Downloads

Publicado

09-04-2020

Como Citar

VARGAS, T. B.; PINTO, G. A. LEAN MANUFACTURING, FLEXIBILIDADE E A INDÚSTRIA BRASILEIRA. Ideação, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 159–175, 2020. DOI: 10.48075/ri.v21i2.24495. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/24495. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos