PROFISSIONAL NUTRICIONISTA: SUA PERCEPÇÃO SOBRE AS COBRANÇAS EXTERNAS RELACIONADAS À SUA IMAGEM CORPORAL E ESTEREÓTIPOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v22i1.24637Palavras-chave:
Humanidades, Letras, InterdisciplinarResumo
Na constituição do perfil profissional, muitas pessoas deparam-se com estereótipos relacionados, na maioria das vezes, à aparência corporal considerada como um critério para a avaliação da qualidade profissional dos indivíduos. Neste contexto, o objetivo deste estudo é verificar se há interferência dos padrões de beleza vigentes na sociedade na constituição do perfil do profissional da área de Nutrição. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo realizado por meio de respostas a questionários semiestruturados disponibilizados via Google drive e análises documentais de seletivas de emprego para nutricionistas. Os resultados da pesquisa indicaram que no imaginário social parece existir uma relação entre o padrão antropométrico e estético do profissional da área de Nutrição e o estereótipo social de magreza, culturalmente, entendido como uma qualidade desse profissional. Há um alinhamento entre a aparência física , em termos de padrão antropométrico, e a percepção sobre a área em conformidade com os padrões estéticos vigentes de magreza. Constata-se, por fim, que o estereótipo de magreza feminino parece ser um aspecto constitutivo da identidade do profissional da Nutrição, em função da profissão ser associada ao feminino.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.