MAGISTER DIXIT: DOCÊNCIA, PESQUISA E EXTENSÃO

Autores

  • Lourenço Ocuni Cá Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (UNILAB)
  • Cristina Mandau Ocuni Cá Instituto Dom José - Universidade do Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v22i1.25157
Agências de fomento

Palavras-chave:

Paulo Freire, docência, pesquisa e extensão.

Resumo

A teoria desenvolvida por Paulo Freire sobre o processo de ensino-aprendizagem abrange não somente a educação, mas também envolve contexto sociopolítico no ato de educar. A questão relacionada com a teoria de Freire foi objeto de análise com os estudantes do Curso de Ciência da Natureza e Matemática da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) no primeiro trimestre de 2016, visando integrar os estudantes partícipes do Programa de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES) e as práticas educativas observadas em sala de aula nos Municípios de Redenção e Acarape no Estado do
Ceara. Este artigo é o resultado de investigação e problematização com os estudantes do  Curso de Ciências da Natureza e Matemática da UNILAB da concepção de Freire sobre os seguintes temas geradores: educação e conscientização, o ato de ensinar, o ato de estudar, prática educativa e a tríade que compõe a universidade: a docência, pesquisa e extensão.

Biografia do Autor

Lourenço Ocuni Cá, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (UNILAB)

Professor PhD. Associado da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (UNILAB).

Cristina Mandau Ocuni Cá, Instituto Dom José - Universidade do Vale do Acaraú

Professora doutora. Instituto Dom Jose de Educação de Educação e Cultura. Universidade do Vale do Acaraú.

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Publicado

05-06-2020

Como Citar

CÁ, L. O.; CÁ, C. M. O. MAGISTER DIXIT: DOCÊNCIA, PESQUISA E EXTENSÃO. Ideação, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 44–64, 2020. DOI: 10.48075/ri.v22i1.25157. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/25157. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos