O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO BILÍNGUE PARA ACADÊMICOS SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v22i1.25159Palavras-chave:
Libras, Ensino Bilíngue, Educação Híbrida.Resumo
A pesquisa teve como por objetivo compreender como os acadêmicos surdos observam os recursos tecnológicos no ensino bilíngue. Para tanto, optou-se por uma investigação de cunho exploratória com oito acadêmicos surdos que estavam regularmente matriculados no ensino superior e que tivesse concluído alguma disciplina ofertada na modalidade híbrida. A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturada (escrita e sinalizada em Libras) sobre o uso das tecnologias no ensino superior. Os resultados confirmaram a hipótese inicial da pesquisa e a da literatura especializada em que os surdos se identificam com o uso de plataformas, a definem como interessante e motivadora, porém o docente deve ter domínio para estimular as aprendizagens e as linguagens para não se tornar um depósito de atividades. O conjunto de respostas revelou que: a) os fóruns colocados em primeiro lugar quanto à manifestação formal da escrita do português; b) opinaram criticamente a falta de materiais digitalizados e bilíngues no ensino superior e c) os poucosmateriais disponíveis, não utilizados satisfatoriamente pelos docentes. Dessa forma, concluímos que a educação híbrida é um meio eficaz e atraente propício para incorporação
dos recursos de acessibilidade visual – vídeos, entre outros, mas ainda é um recurso não explorado em razão da escassez de formação docente.
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