O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO BILÍNGUE PARA ACADÊMICOS SURDOS

Autores

  • Kelly Priscilla Lóddo Cezar Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Katherine Fischer Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v22i1.25159
Agências de fomento

Palavras-chave:

Libras, Ensino Bilíngue, Educação Híbrida.

Resumo

A pesquisa teve como por objetivo compreender como os acadêmicos surdos observam os recursos tecnológicos no ensino bilíngue. Para tanto, optou-se por uma investigação de cunho exploratória com oito acadêmicos surdos que estavam regularmente matriculados no ensino superior e que tivesse concluído alguma disciplina ofertada na modalidade híbrida. A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturada (escrita e sinalizada em Libras) sobre o uso das tecnologias no ensino superior. Os resultados confirmaram a hipótese inicial da pesquisa e a da literatura especializada em que os surdos se identificam com o uso de plataformas, a definem como interessante e motivadora, porém o docente deve ter domínio para estimular as aprendizagens e as linguagens para não se tornar um depósito de atividades. O conjunto de respostas revelou que: a) os fóruns colocados em primeiro lugar quanto à manifestação formal da escrita do português; b) opinaram criticamente a falta de materiais digitalizados e bilíngues no ensino superior e c) os poucos
materiais disponíveis, não utilizados satisfatoriamente pelos docentes. Dessa forma, concluímos que a educação híbrida é um meio eficaz e atraente propício para incorporação
dos recursos de acessibilidade visual – vídeos, entre outros, mas ainda é um recurso não explorado em razão da escassez de formação docente.

Biografia do Autor

Kelly Priscilla Lóddo Cezar, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Pós-doutora pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Doutora pelo Programa de
Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESPFClar/
Araraquara). Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus de Curitiba.
Participante do Grupo de pesquisa Formação de professores em línguas estrangeiras (UFPR).

Katherine Fischer, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Pós-graduanda em Educação Especial com ênfase em Deficiência Auditiva pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Pós-graduada em Gestão de Projetos pela  Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Positivo (UP). Atualmente, acadêmica do curso do Letras Libras em Licenciatura pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Desde 2018, aluna-pesquisadora do Programa de Iniciação científica e Integração Acadêmica da Universidade Federal do Paraná (UFPR 2018-2019/2019-2020) vinculada ao projeto de pesquisa Gêneros Textuais e o Ensino para Surdos (BANPESQ/THALES: 20160221902).

Downloads

Publicado

05-06-2020

Como Citar

CEZAR, K. P. L.; FISCHER, K. O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO BILÍNGUE PARA ACADÊMICOS SURDOS. Ideação, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 83–101, 2020. DOI: 10.48075/ri.v22i1.25159. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/25159. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos