O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO BILÍNGUE PARA ACADÊMICOS SURDOS

Kelly Priscilla Lóddo Cezar, Katherine Fischer

Resumo


A pesquisa teve como por objetivo compreender como os acadêmicos surdos observam os recursos tecnológicos no ensino bilíngue. Para tanto, optou-se por uma investigação de cunho exploratória com oito acadêmicos surdos que estavam regularmente matriculados no ensino superior e que tivesse concluído alguma disciplina ofertada na modalidade híbrida. A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturada (escrita e sinalizada em Libras) sobre o uso das tecnologias no ensino superior. Os resultados confirmaram a hipótese inicial da pesquisa e a da literatura especializada em que os surdos se identificam com o uso de plataformas, a definem como interessante e motivadora, porém o docente deve ter domínio para estimular as aprendizagens e as linguagens para não se tornar um depósito de atividades. O conjunto de respostas revelou que: a) os fóruns colocados em primeiro lugar quanto à manifestação formal da escrita do português; b) opinaram criticamente a falta de materiais digitalizados e bilíngues no ensino superior e c) os poucos
materiais disponíveis, não utilizados satisfatoriamente pelos docentes. Dessa forma, concluímos que a educação híbrida é um meio eficaz e atraente propício para incorporação
dos recursos de acessibilidade visual – vídeos, entre outros, mas ainda é um recurso não explorado em razão da escassez de formação docente.

Palavras-chave


Libras, Ensino Bilíngue, Educação Híbrida.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.48075/ri.v22i1.25159

Direitos autorais 2020 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

REVISTA IDEAÇÃO

____________________________________________________________________________________________________________

e-ISSN: 1982-3010 — ISSN: 1518-6911

Unioeste

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Campus de Foz do Iguaçu

Centro de Educação e Letras

Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil

[ ideacao@yahoo.com.br ]