A VARIAÇÃO E O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA ESCOLA À LUZ DA SOCIOLINGUÍSTICA E DO PCN

Autores

  • Talita Maiara MIchelon
  • Maria Angélica Seabra Rodrigues Martins

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v14i2.6900
Agências de fomento
PIBIC-Unesp

Palavras-chave:

Sociolinguística, Variação Linguística, Preconceito Linguístico

Resumo

Na atualidade, questões envolvendo a linguagem oral e o emprego da norma culta na escola tem gerado discussões entre os professores, uma vez que o emprego de registros diferenciados dos considerados corretos não é devidamente aceito e/ou analisado em sala de aula, ainda que os Parâmetros Curriculares Nacionais o recomende. Dessa forma, muitas são as dificuldades de socialização encontradas por alunos, principalmente em escolas de periferia, caso utilizem registros linguísticos diferenciados do aceito como padrão. O objetivo deste trabalho é o de analisar as questões envolvendo variação e preconceito, à luz da Sociolinguística, observando como essa ciência tem sido aplicada no contexto de sala de aula, a partir da análise das Propostas Curriculares de 1992 e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1998.

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Publicado

13-03-2013

Como Citar

MICHELON, T. M.; RODRIGUES MARTINS, M. A. S. A VARIAÇÃO E O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA ESCOLA À LUZ DA SOCIOLINGUÍSTICA E DO PCN. Ideação, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 101–122, 2013. DOI: 10.48075/ri.v14i2.6900. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/6900. Acesso em: 26 abr. 2024.