POR UMA CONTRA HEGEMONIA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Kamylla Pereira Borges, Marília Mendes Almeida, Bethânia Meireles

Resumo


A saúde tem na ação educativa um dos seus eixos norteadores, dessa forma o pensar e fazer no campo da saúde agrega um papel educativo em uma proposta de educação visando à emancipação do sujeito, seja em seu modo de ver o processo saúde e doença, seja em seu papel como sujeito consciente e atuante na sociedade. Assim sendo, o objetivo deste artigo é refletir acerca do aporte teórico da Educação Popular e suas possíveis contribuições ao campo do Ensino e educação em saúde, em uma perspectiva emancipadora e crítica, tendo como referenciais teóricos Antônio Gramsci e Paulo Freire. A Educação Popular é um sistema de ensino que historicamente marcou a criação de um movimento de profissionais do setor de saúde brasileiro que buscavam ultrapassar os processos autoritários e normatizadores dos serviços de saúde a população. A teoria Gramsciana e a Freireana contribuem  para a compreensão do pensar e fazer na Educação Popular em Saúde,  trazendo categorias importantes para discussão das práticas educativas nesse campo. A discussão apresentada sinaliza a necessidade de reformulação da formação dos profissionais de saúde, a partir da reflexão do pensar e fazer no campo da saúde visando à transformação social e emancipação do sujeito.


Palavras-chave


Educação Popular, Emancipação, Educação e Saúde, Ensino na Saúde

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.48075/ri.v16i1.9479

Direitos autorais 2014 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

REVISTA IDEAÇÃO

____________________________________________________________________________________________________________

e-ISSN: 1982-3010 — ISSN: 1518-6911

Unioeste

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Campus de Foz do Iguaçu

Centro de Educação e Letras

Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil

[ ideacao@yahoo.com.br ]