PROEJA E PRONATEC: PROBLEMATIZANDO CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO PARA EJA

Autores

  • Luiz Antonio Saléh Amado
  • Sandra da Silva Viana

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v16i2.9743

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, currículo integrado, produção de subjetividades

Resumo

Este artigo pretende contribuir para a discussão sobre a educação de jovens e adultos na perspectiva da formação profissional, considerando alternativas que lhes ofereçam tanto a profissionalização quanto as condições para a ampliação da sua visão de mundo. Neste sentido, problematizaremos os atravessamentos presentes nas concepções pedagógicas de duas políticas públicas voltadas à EJA, PROEJA E PRONATEC, bem como os efeitos das práticas colocadas em movimento por estas políticas, em especial sobre os modos de subjetivação. Embora os dois programas objetivem a profissionalização de uma parcela da população que não pôde se beneficiar das vantagens que a escolarização tende a proporcionar àqueles que buscam uma inserção no mercado de trabalho, a análise de suas características principais demonstra que as concepções pedagógicas são distintas, implicando efeitos igualmente distintos na formação dos alunos, bem como na organização do cotidiano pedagógico e no fazer do professor. Ao partir da ideia de integração curricular, o PROEJA é capaz de colocar em análise estratégias e práticas curriculares cujos efeitos não se limitam à transmissão dos conteúdos de cada uma das disciplinas, mas também implicam deslocamentos nos modos de ser e estar no mundo produzidos através dos currículos disciplinares. 

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Publicado

17-12-2014

Como Citar

AMADO, L. A. S.; VIANA, S. da S. PROEJA E PRONATEC: PROBLEMATIZANDO CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO PARA EJA. Ideação, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 121–141, 2014. DOI: 10.48075/ri.v16i2.9743. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/9743. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos