AS "CARTAS PORTUGUESAS" E A TRADIÇÃO DO “AMOR INFELIZ” NA LITERATURA PORTUGUESA DE VOZ FEMININA
DOI:
https://doi.org/10.5935/rl&l.v11i21.3771Palavras-chave:
Cartas portuguesas, Amor infeliz, Literatura Portuguesa, Voz feminina.Resumo
Inserido na perspectiva dos estudos literários, o presente trabalho propõe uma análise das Cartas Portuguesas, obra atribuída a Mariana Alcoforado, partindo da hipótese de que essa obra se constitui, dentro da literatura lusa, como um importante elemento formador do imaginário amoroso português de voz feminina. Por meio do estudo, é possível identificar o fato de que as Cartas são antecedidas, estilística ou tematicamente, pelas cantigas de amor e de amigo, e sucedidas por obras como Livro de Sóror Saudade, de Florbela Espanca, e Novas Cartas Portuguesas, de Maria Isabel Barreno, Maria Velho da Costa e Maria Teresa Horta.Downloads
Publicado
29-11-2010
Como Citar
PRADO, P. F. do. AS "CARTAS PORTUGUESAS" E A TRADIÇÃO DO “AMOR INFELIZ” NA LITERATURA PORTUGUESA DE VOZ FEMININA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 11, n. 21, 2010. DOI: 10.5935/rl&l.v11i21.3771. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/3771. Acesso em: 30 mar. 2025.
Edição
Seção
Estudos Literários
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.