Sobre a Revista
Políticas Editoriais
- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
- Conselho Editorial
- Conselho Consultivo
- Revisão
- Diagramação
- Técnico especialista no sistema
- Arte - capa
- Técnico - Suporte Projeto Saber
Foco e Escopo
Línguas & Letras divulga trabalhos acadêmicos em forma de artigos e ensaios resultantes de pesquisas no campo aplicado ou teórico de alunos da Pós-Graduação. O projeto atende às especificidades da área de Letras e Linguística, tendo em vista as questões de ensino/aprendizagem de línguas, questões de leitura e escrita, estudos de literatura, crítica literária e estudos das diversas linguagens artísticas articuladas aos saberes inter e multidisciplinares. A revista organiza-se a partir de dossiês e que alternadamente são abertas chamadas públicas nas áreas de Estudos Literários e de Estudos Linguísticos. As chamadas para submissão de artigos são anunciadas via editais públicos em português e em línguas estrangeiras.
A partir de 2014, devido à demanda crescente de artigos enviados para publicação, por pesquisadores ligados a diversos Programas de Pós-graduação do país e de pesquisadores de países latino americanos, a revista passou a ter periodicidade quadrimestral. A Revista Línguas & Letras mantém sua política editorial voltada à reflexão dos saberes e à divulgação da produção acadêmica, tendo no horizonte o exercício de tornarem públicos os trabalhos que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão, e que alicerçam o desenvolvimento do conhecimento na Pós-graduação com foco em alunos do Doutorado. A revista foi fundada em 1999, articulada aos grupos de pesquisa dos colegiados da Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol/Italiano e da Pós-graduação lato sensu em Letras: Estudos da Linguagem, até o ano de 2002. Posteriormente, com a aprovação do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Letras, área de concentração em Linguagem e Sociedade, níveis de mestrado (2003) e doutorado (2010), a revista foi assumida pelo colegiado da Pós-graduação, com metas a qualificação junto ao qualis CAPES e aos órgãos de fomento à pesquisa. A partir de 2005, Línguas & Letras passou a fazer parte do Portal Projeto Saber - Sistema de Acesso à Biblioteca Eletrônica de Revistas da Unioeste (SEER).
A revista utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (OJS 2.1.1.0). Em 2007, o periódico recebeu apoio da Fundação Araucária para a publicação de 4 números. Até 2011, a revista manteve tiragem impressa, cuja distribuição realizava-se via editora (Edunioeste) e setor especializado da biblioteca geral da Unioeste, campus de Cascavel, PR, para várias instituições de ensino e pesquisa do país, de diversos países latino-americanos e alguns países da Europa, como Espanha, Portugal e Alemanha, considerando-se o diálogo instaurado com pesquisadores de Programas de Pós-graduação destes países, por meio de assinaturas de convênios e termos de cooperação científica e cultural. A revista tem sido atualizada em conformidade aos documentos da Área de Letras e Linguística da CAPES e exigências de indexadores nacionais e internacionais. Línguas & Letras encontra-se classificada no sistema de periódicos qualis/CAPES desde 2004 e a partir de 2014 passou a integrar a rede latino americana - Asociación de Revistas Literarias y Culturales. Leitores e pesquisadores interessados podem acessar e copiar os artigos disponíveis, resguardando, como de praxe, os direitos dos seus autores.
Aceitam-se contribuições em português, inglês, espanhol, italiano e alemão que serão submetidas à apreciação dos Conselhos Editorial e Consultivo. Os artigos devem ser encaminhados via portal de revistas eletrônicas da Unioeste (Projeto SABER) seguindo as normas para publicação do projeto. Os artigos devem ser acompanhados de breve biografia do(a) autor(a), filiação institucional e endereço eletrônico.
Políticas de Seção
Ensaios Temáticos
Editores
- Conselho Editorial Línguas & Letras
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Estudos da Linguagem
Editores
- Conselho Editorial Línguas & Letras
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Estudos Literários
Editores
- Conselho Editorial Línguas & Letras
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Estudos Linguísticos
Editores
- Conselho Editorial Línguas & Letras
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Estudos em Educação
Editores
- Conselho Editorial Línguas & Letras
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Entrevista
Editores
- Conselho Editorial Línguas & Letras
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
DOSSIÊ: ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO CONTEXTO ATUAL: REFLEXÃO E RESISTÊNCIA
Editores
- ANDREIA DOS SANTOS MENEZES
- Conselho Editorial Línguas & Letras
- Maricélia Nunes dos Santos
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
DOSSIÊ: LITERATURA INFANTIL: DIÁLOGOS E INTERFACES
Editores
- Conselho Editorial Línguas & Letras
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
DOSSIÊ: LÍNGUAS DE SINAIS – CONQUISTAS E DESAFIOS
Editores
- Conselho Editorial Línguas & Letras
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
DOSSIÊ: ESTUDOS DIALÓGICOS E INCURSÕES NA PRÁTICA DOCENTE
Editores
- Terezinha Costa-Hübes
- TEREZINHA COSTA-HÜBES
- Conselho Editorial Línguas & Letras
- Adail Sobral
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
DOSSIÊ: CENAS DA VIDA AMAZÔNICA: SUJEITOS DIVERSOS ENTRE TEIAS DE LITERATURA E LINGUAGENS
Editores
- Kaline da Silva
- Conselho Editorial Línguas & Letras
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
DOSSIÊ PARTE I - A teoria pós-colonial e a insurgência decolonial
Editores
- Wanderlan Alves
- Marco Bonfim
- Conselho Editorial Línguas & Letras
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PROPOSTAS E DESAFIOS (BNCC – ENSINO MÉDIO)
Editores
- Terezinha Costa-Hübes
- TEREZINHA COSTA-HÜBES
- Conselho Editorial Línguas & Letras
- Andréia de Fátima Rutiquewiski
- Adail Sobral
- Sweder Souza
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
O Conselho Editorial da Revista tem por norma submeter cada proposta de publicação recebida à revisão de consultores científicos, por meio do sistema duplo cego, tendo como objetivos manter a imparcialidade no processo de avaliação e verificar se a matéria é relevante para justificar sua publicação, bem como verificar se está apresentada de forma adequada à linguagem acadêmica, sobretudo no que se refere à avaliação científica e técnica do texto. Os consultores são professores ou pesquisadores, com qualificação reconhecida, de instituições de ensino e de pesquisa das mais diversas regiões brasileiras e do exterior. Ao examinar um original, o consultor deve observar questões relativas à autoria e plágio. Os consultores não recebem remuneração pelo serviço prestado.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Conselho Editorial
Acir Dias da Silva/Unioeste
Adriana Aparecida de Figueiredo Fiúza/Unioeste
Alai Garcia Diniz/UFSC/UNILA
Alamir Aquino Correa/UEL
Alexandre Sebastião Ferrari Soares /Unioeste
Antônio Donizeti da Cruz/Unioeste
Aparecida Feola Sella/Unioeste
Beatriz Helena Dal Molin/Unioeste
Carmem Teresinha Baumgartner Maciel/Unioeste
Célia Marques Telles/UFBA
Ciro Damke/Unioeste
Clarice Nadir Von Borstel/Unioeste
José Borges Neto/UFPR
José Carlos Aissa/Unioeste
José Carlos da Costa/Unioeste
Lourdes Kaminski Alves/Unioeste
Luzia Aparecida Berloffa Tofalini/UEM
Maria Ceres Pereira/UFGD
Maricélia Nunes Santos/Unioeste
Rita Félix das Graças Fortes/Unioeste
Rosangela Hammes Rodrigues/UFSC
Rosemary Irene Castañeda Zanette/Unioeste
Sanimar Busse/Unioeste
Terezinha da Conceição Costa-Hübes
Conselho Consultivo
Profa. Dra. Carmen Luna Sellés – Vigo/Espanha
Profa. Dra. Diva Cardoso de Camargo - IBILCE/USP/UNIOESTE
Profa. Dra. Eneida Leal Cunha – PUC/RIO
Prof. Gilberto Mendonça Teles – PUC/RIO
Profa. Iolanda Gloria Galanes Santos – Vigo/Espanha
Prof. Dr. Jeffrey Cedeño – Bogotá/Colômbia
Prof. Dr José Borges Neto
Prof. Dr Kanavillil Rajagopalan - IEL/UNICAMP
Profa. Dra. Lilibeth Zambrano – Bogotá/Colômbia
Profa. Dra Luzia Aparecida Berloffa Tofalini (UEM)
Profa. Dra. Neiva Maria Jung - UEM/PR
Profa. Dra. Paula Miranda Herreira - PUC/CHILE
Prof. Dr. Paulo Astor Soethe - UFPR
Prof. Dr. Paulo Sérgio Nolasco dos Santos - UFGD
Prof. Dr. Pedro M. Garcez - UFRGS/RS
Profa. Dra. Rosely Perez Xavier - UFSC/SC
Profa. Dra.Stella Maris Bortoni-Ricardo - UnB
Profa. Dra. Zilá Bernd - UFRGS/UNILASALLE
Revisão
Profa. Lourdes Kaminski Alves
Profa. Kaline Cavalheiro da Silva
Profa. Maricélia Nunes
Prof. Pedro Leites
Prof. Wallisson Rodrigo Leites
Diagramação
Kaline Cavalheiro da Silva
Técnico especialista no sistema
Kaline Cavalheiro da Silva
Arte - capa
Kaline Cavalheiro da Silva
Técnico - Suporte Projeto Saber
Paulo Konzen
Kaline Cavalheiro da Silva