CHAMADA PARA PUBLICAÇÕES

Revista de Literatura, História e Memória, ISSN 1983-1498 - Qualis B2

 

A Revista de Literatura, História e Memória, ISSN 1983-1498, Qualis B2, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, de periodicidade semestral, está com chamadas abertas para o recebimento de artigos originais e inéditos para integralizarem suas próximas edições, a saber, (v. 13 n. 21) com publicação prevista até junho de 2017) e (v. 13 n. 22), a ser publicado em dezembro de 2017). Em cada uma de suas edições anuais a revista compõe-se de duas partes: um DOSSIÊ com temática definida e também de outra SEÇÃO, intitulada “Pesquisa em Letras no contexto Latino-americano e Literatura, Ensino e Cultura”, que agrega artigos diversos oriundos de pesquisas e estudos nas áreas de Literatura.

 

Em relação ao número 21 a chamada está aberta para o DOSSIÊ intitulado “Performance e Literatura”, enquanto diálogos do literário mediante diversas áreas  (literatura, antropologia, história, filosofia, linguística, artes e outros saberes) interligadas em torno da ideia de performance, de Paul Zumthor, em Performance, recepção e leitura, do “poeticamente comunicado”, do “empenho do corpo” em nível da obra “que se manifesta o sentido global, abrangendo, com o do texto, múltiplos elementos significantes, auditivos, visuais, táteis, sistematizados ou não no contexto cultural” (ZUMTHOR, 2014, p. 73). A chamada para este número estará aberta até 30 de abril de 2017.

 

Para o número 22, os artigos precisam ser direcionados ao DOSSIÊ “Literatura, Kitsch  e Cultura popular”. A literatura tem vínculo estreito com o popular, toda escritura, mesmo implicitamente, tem suas raízes na sociedade e mantém traços indeléveis da cultura popular, como assinala Bakhtin (2014) na obra Questões de Literatura e estética, analisando obras de Rabelais e Gógol. Além disso, o popular se presentifica em obras literárias, como de autores brasileiros: Guimarães Rosa, Manoel de Barros, Ariano Suassuna, Manoel Bandeira, Monteiro Lobato, Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade e inúmeros outros. Dessa maneira aproximar o literário da cultura popular é salientar a origem primeira do ficcional, que, apesar de seus artifícios e procedimentos de linguagem afastar-se, por muitas vezes desse popular, contém resquícios dessa presença. Para este número a chamada estará aberta do dia 01 de agosto até o dia 30 de setembro de 2017.

 

Os artigos precisam ser submetidos somente pelo sistema da Revista de Literatura, História e Memória. Para tanto, é necessário que o autor efetue o cadastro no sistema da Revista http://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm e siga os passos de submissão, observando rigorosamente às normas da Revista. Tendo pareceres favoráveis, o artigo integralizará um dos volumes e números mencionados acima. Dúvidas e outras informações podem ser dirigidas ao e-mail revistalhm@gmail.com.

 

 

Antonio Donizeti da Cruz e Maria de Fátima Gonçalves Lima

Editores Científicos