Homeopatia e controle de doenças de plantas
Agências de fomento
Palavras-chave:
homeopatia, lei dos seme¬lhantes, experimentação patogenética, agrohomeopatiaResumo
A homeopatia é permitida no Brasil para uso nos sistemas orgânicos de produção animal e vegetal. Nos últimos anos houve um aumento considerável no número de publicações estudando o efeito de dinamizações homeopáticas em doenças de plantas e no controle de seus patógenos. Em boa parte desses estudos foi encontrada pelo menos uma dinamização com efeito significativo sobre os vegetais. No entanto, a qualidade metodológica dos futuros ensaios pode ser melhorada, assim como a redação dos artigos para publicação. Sugestões para este aperfeiçoamento estão acessíveis na literatura citada. Os resultados observados por alguns autores sugerem que o uso de dinamizações homeopáticas é uma abordagem potencial para uso na agricultura sustentável. No entanto, mais experimentos em condições de campo, assim como estudos-piloto em propriedades orgânicas/agroecológicas precisam ser executados. Também é particularmente importante a elaboração de uma Matéria Médica Homeopática específica para plantas, pressuposto indispensável à seleção do medicamento individualizado para o tratamento dos diversos transtornos e doenças das plantas.Downloads
Publicado
24-11-2018
Como Citar
CARNEIRO, S. M. de T. P. G.; TEIXEIRA, M. Z. Homeopatia e controle de doenças de plantas. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 250–262, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/17994. Acesso em: 4 abr. 2025.
Edição
Seção
Revisões Bibliográficas
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.