Utopia positivista e instrução pública no Brasil: alguns apontamentos

Autores

  • João Carlos da Silva

Palavras-chave:

Utopia, Positivismo, Educação

Resumo

Augusto Comte (1798-1857), principal formulador do positivismo, exerceu importante influência no pensamento educacional brasileiro, colocando o positivismo como a filosofia da indústria ao formular uma teoria política de organização da sociedade assim expressa. Sua máxima, “O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim”, produziu um clima de grande entusiasmo pelo seu conteúdo de modernização das idéias. Sua disseminação no campo educacional deu-se, de maneira mais genérica, nos documentos oficiais, por decorrência das reformas educacionais. A idéia da unidade nacional em torno do projeto republicano constituiu, acima de tudo, a concretização da expansão do capital. O ideário positivista não consistia em restringir a liberdade, mas visava garantir sua ampliação. A defesa de uma educação pública, com a presença marcante da mulher, estava direcionada para a instalação de uma ordem livre, cujo conteúdo estava carregado pela formação da moral. A mãe deve ser o primeiro agente a educar os futuros cidadãos, ensinando hábitos de boa conduta e de boa higiene. O vínculo entre saber e mudança social fez-se presente no pensamento pedagógico no contexto republicano. Benjamin Constant, principal defensor desta idéia, marcadamente reformista, propôs reforma da escola como elemento dessa transformação social.

Downloads

Publicado

27-08-2007

Como Citar

SILVA, J. C. da. Utopia positivista e instrução pública no Brasil: alguns apontamentos. Varia Scientia, [S. l.], v. 5, n. 9, p. p. 79–88, 2007. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/50. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios