Os artrópodes nos materiais didáticos utilizados em escolas da rede particular do ensino médio em Cascavel, PR

Autores

  • Luis Francisco Angeli Alves
  • Giovana Daniela Busarello
  • Sandra Moraes Giannotti

Palavras-chave:

Análise comparativa, Ensino de Biologia, Recurso didático.

Resumo


Atualmente, verifica-se que o ensino escolar em geral não contribui para a formação integral do aluno, preparando-o, na maioria das vezes, apenas para as séries subseqüentes ou para o exame vestibular, tendo este processo de ensino-aprendizagem, na maioria da vezes, como único recurso presente as apostilas e/ou os livros didáticos, não sendo incomum apresentarem informações errôneas, conteúdo falho e deficiência em imagens que afetam a qualidade do ensino. No ensino de Biologia, o conteúdo dos artrópodes desperta um grande interesse por se tratar de um grupo diretamente relacionado ao cotidiano das pessoas, além de constituírem o grupo mais numeroso de espécies do Reino Animal. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi analisar comparativamente aspectos qualitativos gerais e específicos do conteúdo dos artrópodes em livros e apostilas didáticos utilizados em escolas da rede particular de ensino médio de Cascavel, PR. Verificou-se que todos os materiais analisados apresentam falhas, porém o livro é mais atualizado, principalmente quanto à classificação do grupo, apresentando, ainda, melhor qualidade gráfica e maior número de imagens que as apostilas.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

ALVES, L. F. A.; BUSARELLO, G. D.; GIANNOTTI, S. M. Os artrópodes nos materiais didáticos utilizados em escolas da rede particular do ensino médio em Cascavel, PR. Varia Scientia, [S. l.], v. 6, n. 12, p. p. 107–120, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/1516. Acesso em: 4 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios