Segmentação de mercado: análise do perfil sócio-econômico dos municípios do Paraná

Autores/as

  • Sandra Maria da Silva
  • Wesley Vieira da Silva
  • Jansen Maia Del Corso
  • Luiz Carlos Duclós

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v10i2.397

Resumen

Este trabalho tem como objetivo determinar, entre os municípios do Paraná, perfis sócio-econômico que segmentem as cidades sob duas linhas de análise: a geração de riqueza do Estado expressa, principalmente, pela variável PIB – Produto Interno Bruto e os indicadores sociais, considerando variáveis como IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. Para isto, foram aplicadas como método de análise a técnica de segmentação de mercado de análise de agrupamentos ou clusters. O estudo advém da necessidade de se conhecer melhor o comportamento dos municípios, dado a importância que o Estado do Paraná vem adquirindo na economia nacional, atraindo diversos investimentos, bem como o processo de expansão de sua ocupação territorial, que aumentou em cerca de 40% o número de municípios após a década de 80. Os resultados auferidos mostram que existem no Estado do Paraná, municípios que se diferenciam dos demais, devido a alta participação na geração de riquezas, mas, sem apresentarem um comportamento tão diferenciado quando considerado os indicadores de natureza social.

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Publicado

01-01-2000

Cómo citar

SILVA, S. M. da; SILVA, W. V. da; DEL CORSO, J. M.; DUCLÓS, L. C. Segmentação de mercado: análise do perfil sócio-econômico dos municípios do Paraná. Informe GEPEC, [S. l.], v. 10, n. 2, 2000. DOI: 10.48075/igepec.v10i2.397. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/397. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos