FATORES DE SUCESSO NO RELACIONAMENTO ENTRE COMPRADOR E FORNECEDOR NA INDÚSTRIA DE SEMENTES DE MILHO Success factors in the relationship between buyer and supplier in the corn seed industry
DOI :
https://doi.org/10.48075/igepec.v25i1.25130Mots-clés :
Interação. Relacionamento. Produção de sementesRésumé
Este trabalho teve como objetivo analisar a interação dos fatores que caracterizam a relação entre agricultores responsáveis pela produção de sementes de milho (fornecedores) e a indústria de sementes (compradores). Quanto à natureza, esta pesquisa caracteriza-se como aplicada. Quanto aos objetivos, como descritiva. Quanto à forma de abordagem do problema, como qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, documental. Os dados foram analisados mediante análise de conteúdo dos contratos de produção de sementes das principais multinacionais instaladas nosso país. Os resultados mostram que uma parceria bem-sucedida é altamente influenciada pela confiança, sendo fundamental para a qualidade do relacionamento, e que um relacionamento duradouro contribui para a adoção de práticas de gestão da qualidade. Ficou evidente a importância que a indústria confere ao atendimento às especificações e ao controle de qualidade nas operações agrícolas, e que os agricultores devem reconhecer e assumir sua parcela de responsabilidade pela qualidade.
Téléchargements
Références
AJI, J. M. M. Exploring Farmer-Supplier Relationships in the East Java Seed Potato Market. Agriculture and Agricultural Science Procedia, v. 9, p. 83–94, 2016.
AMBROSE, E., MARSHALL, D., LYNCH, D. Buyer supplier perspectives on supply chain relationships. International Journal of Operations & Production Management, v. 30, n. 12, p. 1269–1290, 2010.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SEMENTES E MUDAS - ABRASEM. Anuário 2016. Disponível em < http://www.abrasem.com.br/anuarios/>. Acesso em: 29 mar. 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BENTON, W. C., MALONI, M. The influence of power driven buyer/seller relationships on supply chain satisfaction. Journal of Operations Management, v. 23, n. 1, p. 1–22, 2005.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Controle da Produção de Sementes e Mudas. Março/2018. Disponível em: . Acesso em: 03 mar. 2018.
CARVALHO, N. M., NAKAGAWA, J. Sementes: ciência, tecnologia e produção. Campinas: Fundação Cargill, 2000.
CHAE, S., CHOI, T. Y., HUR, D. Buyer power and supplier relationship commitment: a cognitive evaluation theory perspective. Journal of Supply Chain Management, v. 53, n. 2, p. 39–60, 2017.
CROSBY, L. A., EVANS, K. R., COWLES, D. Relationship Quality in Services Selling: An Interpersonal Influence Perspective. Journal of Marketing, v. 54, n. 3, p. 68, 1990.
DUDIN, M. N., SMIRNOVA, O. O., VYSOTSKYA, N. V., FROLOVA, E. E., VIKOVA, N. G. The deming cycle (PDCA) concept as an efficient tool for continuous quality improvement in the agribusiness. Asian Social Science, v. 11, n. 1, p. 239–246, 2015.
EATON, C., SHEPHERD, A. W. Contract Farming: Partnerships for Growth. Roma: FAO - Agricultural Services Bulletin, 2001.
FYNES, B., VOSS, C. The moderating effect of buyer-supllier relationships on quality practices and performance. International Journal of Operations & Production Management, v. 22, n. 6, p. 589–613, 2002.
GANESAN, S. Determinants of Long-Term in Buyer-Seller Orientation Relationships. Journal of Marketing, v. 58, n. 2, p. 1–19, 1994.
MARTIN, T. N., TOMAZELLA, A. L., CÍCERO, S. M., NETO, D. D., FAVARIN, J. L., VIEIRA JÚNIOR, P. A. Questões relevantes na produção de sementes de milho - primeira parte. Revista da Faculdade de Zootecnica, Veterinária e Agronomia, v. 14, n. 1, p. 119–138, 2007.
NYAGA, G. N., WHIPPLE, J. M., LYNCH, D. F. Examining supply chain relationships: Do buyer and supplier perspectives on collaborative relationships differ? Journal of Operations Management, v. 28, n. 2, p. 101–114, 2010.
TAN, K. C., HANDFIEL, R. B., KRAUSE, D. R. Enhancing the firm’s performance through quality and supply base management: An empirical study. International Journal of Production Research, v. 36, n. 10, p. 2813–2837, 1998.
TSANOS, C. S., ZOGRAFOS, K. G. The effects of behavioural supply chain relationship antecedents on integration and performance. Supply Chain Management: An International Journal, v. 21, n. 6, p. 678–693, 2016.
ULUSKAN, M., JOINES, J., GODFREY, A. B. Comprehensive insight into supplier quality and the impact of quality strategies of suppliers on outsourcing decisions. Supply Chain Management: An International Journal, v. 21, n. 1, p. 92–102, 2016.
WANG, C. L., SHI, Y., BARNES, B. R. The role of satisfaction, trust and contractual obligation on long-term orientation. Journal of Business Research, v. 68, n. 3, p. 473–479, 2015.
YOO, S. H., CHEONG, T. Quality improvement incentive strategies in a supply chain. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, v. 114, n. 1, p. 331–342, 2018.
YU, Y., HUO, B. Supply chain quality integration: relational antecedents and operational consequences. Supply Chain Management: An International Journal, v. 23, n. 3, p. 188–206, 2018.
ZIGGER, G. W., TRIENEKENS, J. Quality assurance in food and agribusiness supply chains: developing successful partnerships. International Journal of Production Economics, v. 60, p. 271–279, 1999.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons / Creative Commons Copyright Notice/ Aviso de derechos de autor de Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre / Policy for Open Access Journals/ Política para revistas de acceso abierto
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution - http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 -que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.
--------------
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work (see The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Non-Commercial-SharingEqual 4.0 International License, which allows you to share, copy, distribute, display, reproduce, all or parts as long as it has no commercial purpose and the authors and the source are cited.
--------
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Licencia de Atribución Creative Commons que permite compartir la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
2. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como un capítulo de libro), con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y alenta a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita de la obra publicada (ver El Efecto del Libre Acceso).
Licencia Creative Commons
Este trabajo está licenciado bajo una licencia Creative Commons Attribution-Non-Commercial-SharingEqual 4.0 International License, que le permite compartir, copiar, distribuir, mostrar, reproducir, todo o partes siempre y cuando no tenga fines comerciales y los autores y la fuente sean citados.