BARREIRAS ENFRENTADAS PARA GARANTIR A OFERTA DA SOJA LIVRE DE TRANSGÊNICOS: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v23i2.22561
Agências de fomento

Palavras-chave:

soja transgênica, segregação, coexistência, barreiras.

Resumo

O advento e a difusão dos transgênicos trouxeram dificuldades para a garantia da oferta da soja livre de transgênicos, que tem sido cada vez mais demandada por mercados céticos ao consumo de produtos geneticamente modificados. O objetivo deste trabalho foi identificar as dificuldades enfrentadas pelos agentes para segregar a soja e ofertar um produto livre de transgênicos. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, com o auxílio de uma análise de conteúdo. Os resultados mostraram que há muitas dificuldades para fazer a segregação, causando incertezas para os agentes, principalmente pela diversidade de estratégias de segregação que tem sido utilizada pelos agentes. A falta da sinalização quanto ao pagamento de prêmios, dificuldade em mensurar os custos da segregação, e a heterogeneidade de leis que regulamentam a coexistência também foram apontados como barreiras. Porém, parece estar claro que se houver pagamento de prêmios, a oferta da soja livre de transgênicos será constante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Oliveira Leitão, UnB (Universidade de Brasília)

Possui graduação em Administração, especialização em Gestão Educacional, mestrado em Agronegócios, e doutorado em Transportes. Atualmente é professor da Faculdade CNEC Unaí, titular das disciplinas de Teorias da Administração, Administração da Produção e Operações, Introdução à Engenharia de Produção, Desenvolvimento do Produto e Logística. Professor no UDF Centro Universitário de Brasília, lecionando as disciplinas de Gestão de Projetos, Análise e Melhoria de Processos, Arquitetura Organizacional e Gestão da Produção e Operações. Também é coordenador do curso de Engenharia de Produção da Faculdade CNEC Unaí, e supervisor da Revista CNEC com Ciência. Tem artigos publicados em Revistas Especializadas trabalhando com as linhas de pesquisa voltadas para a Gestão da Produção e Logística. É membro do grupo de pesquisa do GPIT/UnB (Grupo de Pesquisa sobre Planejamento e Gestão em Transportes) e do GECOMP/UnB (Grupo de Estudos sobre a Sustentabilidade e Competitividade do Agronegócio/UnB) onde lidera uma linha de pesquisa sobre Logística no Agronegócio. Foi consultor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono em 2015 e 2016.

Gabriel William Boente Lima, Universidade de Brasília (UnB)

Graduando na Universidade de Brasília no curso de Administração, atualmente conselheiro da Empresa Júnior de Engenharia Aeroespacial Zenit Aerospace e bolsista de iniciação científica.

Karim Marini Thomé, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Administração (2013), pós-doutor pela Stockholm School of Economics e Uppsala University. Foi pesquisador visitante da Stockholm School of Economics. Atualmente é professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade de Brasília. Tem como foco de pesquisa Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: negócios internacionais, mercados e agronegócios.

Downloads

Publicado

25-11-2019

Como Citar

LEITÃO, F. O.; LIMA, G. W. B.; THOMÉ, K. M. BARREIRAS ENFRENTADAS PARA GARANTIR A OFERTA DA SOJA LIVRE DE TRANSGÊNICOS: uma revisão sistemática da literatura. Informe GEPEC, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 29–46, 2019. DOI: 10.48075/igepec.v23i2.22561. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/22561. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos