O FUNCIONAMENTO DE IMAGENS E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA LEITURA DE TEXTOS DE RELATIVIDADE RESTRITA

Autores

  • Leandro Londero da Silva UNESP

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v22i1.24135
Agências de fomento
FAPESP

Palavras-chave:

Ensino

Resumo

A partir da constatação básica de que imagens têm estado presentes e são relevantes em textos escritos, esta pesquisa objetivou: analisar como imagens participam das interpretações de licenciandos em física quando esses leem textos de divulgação científica sobre Relatividade Restrita. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa numa disciplina da Licenciatura em Física. Promovemos, sob determinadas condições de produção, a leitura por um conjunto de alunos em formação inicial de textos relacionados aos objetivos da pesquisa. O principal apoio teórico foi a análise do discurso iniciada na França por Michel Pêcheux. As imagens desempenharam um papel fundamental na produção de sentidos. Elas não foram vistas, em geral, como simples ilustrações, ou seja, não foram ocorrências sem importância, mostradas acidentalmente e utilizadas para atrair e agradar o leitor. Os sentidos produzidos para imagens comumente utilizadas nas produções textuais sobre a Relatividade Restrita são distintos para diferentes leitores/observadores. Elas envolvem relações históricas, sociais e pedagógicas também distintas entre produtores e leitores/observadores

Biografia do Autor

Leandro Londero da Silva, UNESP

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Av. Eng. Luís Edmundo Carrijo Coube 14-01 – Vargem Limpa – CEP 17033360 – Bauru, SP, Brasil, leandro.londero@unesp.br

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Publicado

05-06-2020

Como Citar

DA SILVA, L. L. O FUNCIONAMENTO DE IMAGENS E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA LEITURA DE TEXTOS DE RELATIVIDADE RESTRITA. Ideação, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 102–129, 2020. DOI: 10.48075/ri.v22i1.24135. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/24135. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos