Círculos miméticos no conto "Green", de Sefi Atta
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v24i1.26219Palavras-chave:
Palavras-chave, Sefi Atta, Green, Círculos miméticos.Resumo
Resumo: Em sua obra literária, Sefi Atta ficcionaliza fluxos migratórios e experiências de globalização. Em textos como o romance Everything Good Will Come (2004) e a coletânea de contos News From Home (2010), experiências baseadas em opressões patriarcais e coloniais são evidenciadas e problematizadas. Dentre esses textos, o leitor encontra o conto Green, narrado do ponto de vista de uma criança. Ele retrata o momento em que os pais nigerianos da protagonista obtêm a documentação necessária para legalizar sua permanência nos Estados Unidos. A protagonista compartilha seu ponto de vista como representante da segunda geração de imigrantes, envolvendo o leitor nas experiências de seus pais. Com base na teoria da tripla mimese de Ricoeur (1994), este artigo pretende discutir o processo de construção de sentido no conto Green, captando seu contexto de criação, discutindo sua ficcionalização e, por fim, buscando compreender as possibilidades de recepção (ECO, 2004). Apoiando-se na teoria dos círculos miméticos, busca compreender os potenciais de sentido decorrentes desses diferentes processos de mediação narrativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.