Alphonsus de guimaraens, um poeta de dúvidas

uma leitura do soneto “Crença e descrença! entre estes dois extremos”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v25i1.29567

Palavras-chave:

Alphonsus de Guimaraens, poesia moderna, simbolismo brasileiro

Resumo

O presente ensaio debruça-se sobre o soneto XXVI, “[Crença e descrença! Entre estes dois extremos]”, que integra a Pastoral aos Crentes do Amor e da Morte (1923), de Alphonsus de Guimaraens (Ouro Preto, 24 de julho de 1870 – Mariana, 15 de julho de 1921), com o intuito de sugerir uma leitura do poema que se destaca por, entre o lirismo religioso e a dúvida, cintilar a duplicidade do cerne alphonsino. Desse modo há, entre outros pontos, o objetivo de demonstrar, ora tecendo considerações sobre o conteúdo semântico, ora analisando os aspectos formais internos, como o duplo se configura na fatura poética do simbolista brasileiro.

Biografia do Autor

Gabriel Amorim Braga, UFMG

Graduando em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é bolsista do Programa de Monitoria do Ensino Técnico (PMET) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atuando no Colégio Técnico (COLTEC), junto à disciplina de Língua Portuguesa e Literatura.

Rafael Fava Belúzio, UFMG

Possui doutorado com tese sobre Paulo Leminski e mestrado com dissertação sobre Álvares de Azevedo, ambos em Estudos Literários: Literatura Brasileira (UFMG); graduação em Letras (UFV) e formação suplementar em Filosofia (UFMG). Trabalha principalmente com Poesia Brasileira e com Teorias da Poesia. Autor dos livros "Uma lira de duas cordas: o ritmo como elemento construtivo da binomia de 'Lira dos vinte anos'" (crítica literária); e "1929" (crônicas). Atualmente coordena, junto com Andréa Sirihal Werkema, a Coleção Crítica Contemporânea, na Alameda Editorial.

Downloads

Publicado

01-01-2023

Como Citar

AMORIM BRAGA, G.; FAVA BELÚZIO, R. . Alphonsus de guimaraens, um poeta de dúvidas: uma leitura do soneto “Crença e descrença! entre estes dois extremos”. Ideação, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 243–257, 2023. DOI: 10.48075/ri.v25i1.29567. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/29567. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios