O não-lugar da diversidade na representação das famílias no livro didático de inglês

Autores

  • Agnaldo Pedro Santos Filho UFBA/CMS
  • Leda Regina de Jesus Couto UNEB
  • Marieli de Jesus Pereira SEC/BA

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v25i2.30360

Palavras-chave:

Ensino de inglês, representações familiares, diversidade

Resumo

As mudanças de perspectiva sobre o conceito de educação e como ela deve ser desenvolvida, principalmente nas últimas décadas, demandam da escola uma maior aproximação dos contextos sociais nos quais os educandos estão inseridos. Nesse sentido, as diferentes composições de família formadoras da sociedade devem ser representadas de maneira natural nos ambientes escolares, não apenas para promover o reconhecimento de aprendizes que integram configurações familiares diferentes da imposta socialmente, mas também para exercitar o respeito às experiências individuais. Neste artigo, analisamos a unidade com a temática Família em três livros didáticos de inglês, a fim de compreender quais arranjos familiares são neles representados. Para a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa que fundamenta essa análise, utilizamos os estudos de Anjos (2019; 2020), Candau (2011), Freire (2004), hooks (2013), Leffa (2021), Lima (2009), Siqueira (2012; 2015), Pennycook (1994; 2001), et alia. Identificamos que as representações familiares apresentadas nessas obras privilegiam apenas alguns modelos de família, reforçando preconceitos e estereótipos. Assim, destacamos a importância e a urgência de que as configurações sociais e familiares representadas nos livros didáticos de inglês fomentem o respeito à diversidade, de modo que os educandos se reconheçam, e também acolham diferentes formatos de família como constituintes da sociedade.

 

 

 

Biografia do Autor

Agnaldo Pedro Santos Filho, UFBA/CMS

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (UFBA), Mestre em Educação de Jovens e Adultos (UNEB), Especialista em Linguagens, sua Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI) e em Ensino de Língua Inglesa (FTC) , Graduado em Letras: Língua Inglesa e Literaturas (UNEB), Professor EBTT do Colégio Militar de Salvador. E-mail: agnpedro@gmail.com. Orcid: 0000-0002-9695-2887.

 

Leda Regina de Jesus Couto, UNEB

Doutotoranda em Crítica Cultural (UNEB), mestra em Estudo de Linguagens (UNEB), Especialista em Planejamento Educacional (UNIVERSO) e Inglês como Língua Estrangeira (UESB), Graduada em Letras com Inglês e Literaturas (UNEB). Professora da Uneb campus V. Bolsista PAC-DT (UNEB). E-mail: lcouto@uneb.br . Orcid: 0000-0003-1179-3934. Bolsista PAC-DT (UNEB)

 

 

Marieli de Jesus Pereira, SEC/BA

Doutora em Literatura e Cultura pela UFBA, Mestra em Letras pela UFBA, Especialista em Estudos Linguísticos e Literários pela UFBA, Graduada em Língua Estrangeira Moderna (Inglês) pela UFBA. Professora de inglês da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. https://orcid.org/0000-0001-8986-1672

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Publicado

30-06-2023

Como Citar

SANTOS FILHO, A. P.; LEDA REGINA DE JESUS COUTO; MARIELI DE JESUS PEREIRA. O não-lugar da diversidade na representação das famílias no livro didático de inglês. Ideação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 164–184, 2023. DOI: 10.48075/ri.v25i2.30360. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/30360. Acesso em: 21 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos