Ansiedade em trabalhadores da atenção primária à saúde no contexto da pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v25i2.30964

Palavras-chave:

Ansiedade, Atenção Primária à Saúde, COVID-19, Trabalhadores da Saúde

Resumo

Condições de trabalho desfavoráveis e estresse vivenciados no enfrentamento à COVID-19 provocaram alterações nos níveis de ansiedade entre os trabalhadores de saúde. Objetivou-se avaliar os níveis de ansiedade dos trabalhadores da Atenção Primária à Saúde do município de Santa Cecília – Paraíba. Para isso, realizou-se um estudo transversal, censitário, de caráter exploratório-descritivo, de abordagem quantitativa, composto pelos 53 trabalhadores da Atenção Primária à Saúde. O tratamento dos dados da pesquisa envolveu a sua devida tabulação, consolidação e organização em planilhas do programa software Excel – 2007. As variáveis foram mensuradas nos níveis das escalas nominal, ordinal e intervalar. A construção de tabelas de frequências simples e medidas descritivas possibilitou a análise estatística inferencial multivariada, com uso do software R-Studio. Observou-se que 45 (84,9%) destes trabalhadores são do sexo feminino e o sintoma mais expressivo de ansiedade foi o cansaço, apontado por 47 (88,7%) destes profissionais. Além disso, 21 (39,6%) dos participantes apontaram a demanda excessiva como o fator de maior relevância para o aparecimento de ansiedade. Ao se analisar o nível de ansiedade – traço, observou-se que 38 (72%) dos trabalhadores apresentaram alta ansiedade e, em relação à ansiedade – estado, verificou-se que 40 (76%) apresentaram alta ansiedade. Portanto, evidenciou-se manifestações expressivas de sintomas de ansiedade e a predominância do alto nível de ansiedade – traço e de ansiedade – estado entre a população estudada durante o período pandêmico causado pelo coronavírus SARS-CoV-2.

Biografia do Autor

Adriana Aguiar Fernandes de Lima, UFPB

Mestra em Saúde da Família pela RENASF/UFPB. Especialista em Saúde Mental e Dependência Química pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP) e em Psicologia Hospitalar pelas Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (FAINTVISA). Graduada em Psicologia pela FAINTVISA. Psicóloga do NASF do Município de Santa Cecília-PB.

João Euclides Fernandes Braga, UFPB

Doutor em Farmacologia pelo Programa de Pós-graduação em Produtos Naturais e SIntéticos Bioativos da UFPB (2011). Mestre em Enfermagem pela UFPB (2003). Licenciado em Enfermagem pela UFPB (1998). Graduação em Enfermagem pela UFPB (1995). Docente da UFPB.

Luana Rodrigues de Almeida, UFPB

Docente no Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva na UFPB. Doutora em Modelos de Decisão e Saúde pela UFPB, Especialista em Gestão em Saúde pela ENSP/Fiocruz (2015) e Graduada em Enfermagem pela UFPB (2010).

Flávia Maiele Pedroza Trajano, Prefeitura Municipal de Cabedelo-PB

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Modelos e Decisão em Saúde pela UFPB, Mestre em Neurociências Cognitiva e comportamento pela UFPB, Especialista em Saúde da Família pela UFPB, Bacharel e Licenciada em Enfermagem pela UFPB. Diretora do CAPS AD Primavera da Prefeitura Municipal de Cabedelo-PB e Enfermeira da Prefeitura Municipal de Pitimbu-PB.

Alan Leite Moreira, UFPB

Doutorando em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas pelo Centro Universitário Tiradentes (2020-atual). Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior pela UFPB (2017). Especialista em Metodologia do Ensino de Química pela FIJ-RJ (2011). Graduado no bacharelado em Farmácia, Bioquímica e Indústria pela UFPB (2013) e na Licenciatura em Química pela UFPB (2008). Atua como Técnico em Assuntos Educacionais da UFPB (2014-atual) e como Professor de Química da Rede Estadual de Ensino da Paraíba (2013-atual).

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

AGUIAR FERNANDES DE LIMA, A.; EUCLIDES FERNANDES BRAGA, J.; RODRIGUES DE ALMEIDA, L.; MAIELE PEDROZA TRAJANO, F.; LEITE MOREIRA, A. Ansiedade em trabalhadores da atenção primária à saúde no contexto da pandemia da Covid-19. Ideação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 392–410, 2023. DOI: 10.48075/ri.v25i2.30964. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/30964. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos