Responsabilidade enunciativa e polifonia na redação nota mil do ENEM 2019

Autores

  • Madson Bruno Soares Estevam UFRN
  • Luiz Miguel Azevedo da Costa

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v26i1.31471

Palavras-chave:

Enem, Análise Textual dos Discursos, ENEM

Resumo

Neste trabalho, analisamos como ocorre o fenômeno da responsabilidade enunciativa em uma redação nota mil do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, edição de 2019, ou seja, uma produção prototípica do exame, além de verificar como ocorre a polifonia nesse gênero discursivo textual. A teoria que embasa a investigação é a Análise Textual dos Discursos, quadro teórico fomentado por Adam (2011) no qual o texto e o discurso são vistos sob um novo olhar. Além desse pressuposto teórico, o trabalho também é embasado por autores do dialogismo, como Bakhtin (2016), e autores enunciativos, como Passeggi et al. (2010), entre outros. Metodologicamente, o trabalho possui viés qualitativo, método dedutivo e as análises são realizadas por meio do método interpretativista. O processo de coleta do corpus se deu por meio de acesso às redações nota mil presentes no portal G1. O resultado demonstra que o locutor/enunciador primeiro, o candidato, utiliza as diferentes modalidades linguísticas a fim de demonstrar engajamento pelo dito, assumindo, assim, a responsabilidade enunciativa. Ademais, as vozes alheias são usadas como mecanismo argumentativo de solidificação de argumentos, demonstrando, desse modo, um procedimento enunciativo conhecido como o uso do argumento de autoridade.

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Publicado

17-01-2024

Como Citar

SOARES ESTEVAM, M. B.; AZEVEDO DA COSTA, L. M. Responsabilidade enunciativa e polifonia na redação nota mil do ENEM 2019. Ideação, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 205–219, 2024. DOI: 10.48075/ri.v26i1.31471. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/31471. Acesso em: 4 out. 2024.