Responsabilidade enunciativa e polifonia na redação nota mil do ENEM 2019
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v26i1.31471Palavras-chave:
Enem, Análise Textual dos Discursos, ENEMResumo
Neste trabalho, analisamos como ocorre o fenômeno da responsabilidade enunciativa em uma redação nota mil do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, edição de 2019, ou seja, uma produção prototípica do exame, além de verificar como ocorre a polifonia nesse gênero discursivo textual. A teoria que embasa a investigação é a Análise Textual dos Discursos, quadro teórico fomentado por Adam (2011) no qual o texto e o discurso são vistos sob um novo olhar. Além desse pressuposto teórico, o trabalho também é embasado por autores do dialogismo, como Bakhtin (2016), e autores enunciativos, como Passeggi et al. (2010), entre outros. Metodologicamente, o trabalho possui viés qualitativo, método dedutivo e as análises são realizadas por meio do método interpretativista. O processo de coleta do corpus se deu por meio de acesso às redações nota mil presentes no portal G1. O resultado demonstra que o locutor/enunciador primeiro, o candidato, utiliza as diferentes modalidades linguísticas a fim de demonstrar engajamento pelo dito, assumindo, assim, a responsabilidade enunciativa. Ademais, as vozes alheias são usadas como mecanismo argumentativo de solidificação de argumentos, demonstrando, desse modo, um procedimento enunciativo conhecido como o uso do argumento de autoridade.
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