O trabalho coletivo e a atorialidade docente do professor universitário em cursos de licenciatura
Uma análise à luz do interacionismo sociodiscursivo
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v26i1.31537Palavras-chave:
Trabalho docente, Formação de professores, Trabalho coletivo, Atorialidade docenteResumo
Resumo: Este artigo foi produzido a partir dos resultados de duas pesquisas de mestrado recém-defendidas no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Nelas, deparamo-nos com duas categorias do trabalho do professor no contexto universitário: o trabalho coletivo e a atorialidade docente, temáticas analisadas neste texto à luz do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006; MACHADO; 2007) em diálogo com princípios da Clínica da Atividade (CLOT, 2010) e do campo da formação de professores (GATTI et al., 2019; NÓVOA, 2022). Os dados originam-se de entrevistas semiestruturadas com professores de cursos de licenciatura de uma universidade pública sobre o desenvolvimento de seu trabalho. Espera-se, com as reflexões apresentadas, contribuir com as práticas de formação docente e com o trabalho do professor, tanto no contexto do ensino superior quanto no contexto da escola básica, a partir da problematização das categorias de trabalho coletivo e atorialidade docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.