O trabalho coletivo e a atorialidade docente do professor universitário em cursos de licenciatura

Uma análise à luz do interacionismo sociodiscursivo

Autores

  • Andreia Rezende Garcia-Reis Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v26i1.31537

Palavras-chave:

Trabalho docente, Formação de professores, Trabalho coletivo, Atorialidade docente

Resumo

Resumo: Este artigo foi produzido a partir dos resultados de duas pesquisas de mestrado recém-defendidas no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Nelas, deparamo-nos com duas categorias do trabalho do professor no contexto universitário: o trabalho coletivo e a atorialidade docente, temáticas analisadas neste texto à luz do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006; MACHADO; 2007) em diálogo com princípios da Clínica da Atividade (CLOT, 2010) e do campo da formação de professores (GATTI et al., 2019; NÓVOA, 2022). Os dados originam-se de entrevistas semiestruturadas com professores de cursos de licenciatura de uma universidade pública sobre o desenvolvimento de seu trabalho. Espera-se, com as reflexões apresentadas, contribuir com as práticas de formação docente e com o trabalho do professor, tanto no contexto do ensino superior quanto no contexto da escola básica, a partir da problematização das categorias de trabalho coletivo e atorialidade docente. 

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Publicado

17-01-2024

Como Citar

REZENDE GARCIA-REIS, A. O trabalho coletivo e a atorialidade docente do professor universitário em cursos de licenciatura: Uma análise à luz do interacionismo sociodiscursivo. Ideação, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 22–42, 2024. DOI: 10.48075/ri.v26i1.31537. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/31537. Acesso em: 27 abr. 2024.