Sete de setembro: uma análise da polaridade em posicionamentos de publicações no instagram
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v26i1.31581Palavras-chave:
Indexicalidadde, Populismo Algorítmico, Polaridade, Redes SociaisResumo
Tendo em vista o atual cenário político brasileiro e a expressiva utilização da internet como meio de transmissão de informações, este artigo tem como objetivo analisar, por meio da indexicalidade, a constituição de publicações do Instagram de temática político-partidária com posicionamentos socioideológicos contrários. Para isso, foram selecionadas duas publicações de páginas do Instagram com a mesma temática, mas com posicionamentos político-ideológicos contrários, no caso, a comemoração do bicentenário da Independência do Brasil, que ocorreu no ano de 2021. As análises e discussões ocorreram amparadas nos estudos discursivos sobre Indexicalidade em consonância com as contribuições de Cesarino (2020) sobre o populismo digital e algorítmico e as redes sociais, dos estudos de Blommaert (2020) sobre a comunicação política de massa e as relações algorítmicas e, por fim, uma reflexão sobre a relação entre política e a mídia digital, como proposto por Maly (2020). As considerações finais apontam para aspectos indexicais que marcam tanto a polaridade de posicionamentos quanto o poder do populismo digital no espaço online-offline.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.