Sete de setembro: uma análise da polaridade em posicionamentos de publicações no instagram

Autores

  • Júlio César Paula Neves UFSC

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v26i1.31581

Palavras-chave:

Indexicalidadde, Populismo Algorítmico, Polaridade, Redes Sociais

Resumo

Tendo em vista o atual cenário político brasileiro e a expressiva utilização da internet como meio de transmissão de informações, este artigo tem como objetivo analisar, por meio da indexicalidade, a constituição de publicações do Instagram de temática político-partidária com posicionamentos socioideológicos contrários. Para isso, foram selecionadas duas publicações de páginas do Instagram com a mesma temática, mas com posicionamentos político-ideológicos contrários, no caso, a comemoração do bicentenário da Independência do Brasil, que ocorreu no ano de 2021. As análises e discussões ocorreram amparadas nos estudos discursivos sobre Indexicalidade em consonância com as contribuições de Cesarino (2020) sobre o populismo digital e algorítmico e as redes sociais, dos estudos de Blommaert (2020) sobre a comunicação política de massa e as relações algorítmicas e, por fim, uma reflexão sobre a relação entre política e a mídia digital, como proposto por Maly (2020). As considerações finais apontam para aspectos indexicais que marcam tanto a polaridade de posicionamentos quanto o poder do populismo digital no espaço online-offline.

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Publicado

17-01-2024

Como Citar

PAULA NEVES, J. C. Sete de setembro: uma análise da polaridade em posicionamentos de publicações no instagram. Ideação, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 43–57, 2024. DOI: 10.48075/ri.v26i1.31581. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/31581. Acesso em: 27 abr. 2024.