O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v26i2.32297

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Atenção Primária à Saúde, Saúde Mental

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar na literatura as aplicabilidades das tecnologias digitais em saúde mental utilizadas pelos profissionais de saúde na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, ancorada em artigos originais publicados entre 2016 a 2022, com os descritores "Mental Health", "Digital Technology" e "Primary Health Care", nas seguintes bases de dados: PubMed, Scopus, Web of Science, BVS e CINAHL. Do material obtido, foram encontrados 634 artigos, dos quais 19 responderam ao critério de elegibilidade. Percebe-se a aplicabilidade das tecnologias digitais em saúde mental no contexto da Atenção Primária, por meio da promoção da educação permanente, auxílio na tomada de decisão, maior eficiência na comunicação interna e externa e maior organização de informações. No entanto, dificuldades no manuseio das tecnologias, falta de treinamento e recursos financeiros foram algumas das barreiras gerenciais e operacionais encontradas. Por fim, os achados permitem apreender que as tecnologias digitais são importantes aliadas no processo de trabalho da Atenção Primária à Saúde, apoiando as práticas assistenciais e educativas que tangenciam a saúde mental, com vistas a superar os desafios do cotidiano de trabalho.

Biografia do Autor

Anny Caroline Ribeiro Devechi, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em enfermagem com láurea acadêmica pela Universidade Estadual de Maringá. Egressa do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde/ Interprofissionalidade. Mestranda em enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (PSE-UEM). Pós graduanda em Urgência e Emergência pelo Centro Universitário Cidade Verde (UNIFCV). Membro do Laboratório de Saúde Mental da Enfermagem - LASMENF UEM.  Enfermeira plantonista no Hospital Santa Rita (HSR) de Maringá - PR. Tem interesse nas áreas: Clínica Médica, Saúde Mental, Atenção Primária a Saúde e Urgência e Emergência.

Camila Harmuch, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2019). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2022). Doutoranda pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2022).

Mateus Miranda Fernandes de Faria, Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Jéssica dos Santos Pini, Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá – UEM.

André Estevam Jaques, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica (PPGEP) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP.

Marcelle Paiano, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2004), especialização em Saúde Coletiva e Saúde Mental, mestrado em Enfermagem pela UEM (2008) e doutorado em Enfermagem pela UEM (2013).Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Mental e Saúde Coletiva. Atualmente é Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Atua nos seguintes temas: condições crônicas, políticas públicas e saúde mental nos diferentes contextos da assistência. Líder do Laboratório de Saúde Mental da Enfermagem (LASMENF) da UEM e Vice lider do Grupo de Estudo e Pesquisas em Condições Crônicas da UEM (GEPECRON). Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) da Enfermagem/UEM. Consultora ad-hoc das revistas: Ciência, Cuidado e Saúde; Revista Brasileira de Enfermagem; Revista Mineira de Enfermagem e Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (SMAD).

Downloads

Publicado

01-10-2024

Como Citar

RIBEIRO DEVECHI, A. C.; HARMUCH, C.; FERNANDES DE FARIA, M. M.; PINI, J. dos S.; ESTEVAM JAQUES, A.; PAIANO, M. O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE . Ideação, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 5–24, 2024. DOI: 10.48075/ri.v26i2.32297. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/32297. Acesso em: 21 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos