KINDLE DIRECT PUBLISHING

AS ETAPAS DA CADEIA TRADICIONAL DO LIVRO PRESENTES NA PRODUÇÃO DE UM LIVRO INDEPENDENTE POR MEIO DE UMA PLATAFORMA DE AUTOPUBLICAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v26i2.32950

Palabras clave:

Livro, Cadeia Produtiva do Livro, Autopublicação, Kindle Direct Publishing

Resumen

Visando contribuir para a comunidade científica com uma análise crítica das plataformas de
autopublicação, destacando suas limitações e potencialidades no contexto da cadeia de produção do
livro, este artigo discute as etapas da cadeia de produção tradicional e sua aplicação no processo de
publicação independente, com foco na plataforma Kindle Direct Publishing, da Amazon. Para isso,
baseamo-nos na cadeia tradicional apresentada por Thompson (2013) e realizamos uma análise
comparativa entre essas etapas e as da produção independente na plataforma mencionada.
Metodologicamente, selecionamos e comparamos as etapas sugeridas por Thompson (2013) com as
práticas de produção e divulgação no Kindle Direct Publishing. Os resultados indicam que, embora a
plataforma ofereça uma narrativa de independência, o autor independente ainda permanece
subordinado à plataforma em vários aspectos. Contudo, o Kindle Direct Publishing democratiza as
ferramentas de produção, proporcionando uma reconfiguração significativa no processo de
autopublicação.

Biografía del autor/a

Jaimeson Machado Garcia, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Franciscano (2013, UNIFRA, Santa Maria - RS) e em Comunicação Social - Produção Editorial pela Universidade Federal de Santa Maria (2014, UFSM, Santa Maria - RS). Mestre pelo do Programa de Pós-graduação em Letras com bolsa do Programa BIPSS - Bolsas Institucionais para Programas de Pós-Graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Edital 01/2019, UNISC, Santa Cruz do Sul - RS) e doutorando também pelo do Programa de Pós-graduação em Letras (UNISC, Santa Cruz do Sul - RS) com bolsa PROSUC/CAPES - Modalidade II. Durante o segundo semestre de 2023 realizou o doutorado-sanduíche no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica (COS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com co-orientação da Prof. Dra. Lucia Santaella.

Ana Cláudia de Almeida, Universidade de Santa Cruz do Sul

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Mestrado em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). É doutoranda em Letras também pela UNISC. É professora das disciplinas de Leitura e Produção de Texto, Redação Técnica e Métodos e Técnicas de Pesquisa no Centro de Educação Profissional da UNISC. Tem experiência na área de Letras e Comunicação, com ênfase nos seguintes temas: ouvidoria, narrativa, escuta e “eu”.

Publicado

01-10-2024

Cómo citar

GARCIA, J. M.; ALMEIDA, A. C. de. KINDLE DIRECT PUBLISHING: AS ETAPAS DA CADEIA TRADICIONAL DO LIVRO PRESENTES NA PRODUÇÃO DE UM LIVRO INDEPENDENTE POR MEIO DE UMA PLATAFORMA DE AUTOPUBLICAÇÃO. Ideação, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 64–79, 2024. DOI: 10.48075/ri.v26i2.32950. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/32950. Acesso em: 24 may. 2025.

Número

Sección

Artigos