PROCESSO MIGRATÓRIO, CUIDADO À SAÚDE E A PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v26i2.33307Palavras-chave:
Emigração e imigração, Infecções por coronavírus, SaúdeResumo
Por considerar os desafios do processo migratório, acentuados pelo cenário pandêmico da COVID-19, essa pesquisa buscou descrever as experiências de famílias migrantes internacionais e suas preocupações para o cuidado da saúde em tempos de pandemia. Estudo exploratório, qualitativo, com famílias migrantes internacionais, em Foz do Iguaçu, Brasil. As experiências das famílias na pandemia incluíram a percepção de perigo, limitações e morte, contudo, consideraram o processo migratório tranquilo, visto que as fronteiras com o Brasil se encontravam abertas. Reconheceram a necessidade de prevenir e conter o vírus, mas isso repercutiu no cotidiano e interferiu nas relações pessoais, acentuando vulnerabilidades já existentes. Mostraram preocupações para proteger e cuidar da família, principalmente por condições preexistentes, também destacaram a importância da imunização e o bom atendimento dos serviços de saúde brasileiros. Embora o Brasil tenha um sistema de saúde universal, é preciso garantir que esse acesso ocorra sem distinção ou banalização das características próprias do migrante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.