PROCESSO MIGRATÓRIO, CUIDADO À SAÚDE E A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v26i2.33307

Palavras-chave:

Emigração e imigração, Infecções por coronavírus, Saúde

Resumo

Por considerar os desafios do processo migratório, acentuados pelo cenário pandêmico da COVID-19, essa pesquisa buscou descrever as experiências de famílias migrantes internacionais e suas preocupações para o cuidado da saúde em tempos de pandemia. Estudo exploratório, qualitativo, com famílias migrantes internacionais, em Foz do Iguaçu, Brasil. As experiências das famílias na pandemia incluíram a percepção de perigo, limitações e morte, contudo, consideraram o processo migratório tranquilo, visto que as fronteiras com o Brasil se encontravam abertas. Reconheceram a necessidade de prevenir e conter o vírus, mas isso repercutiu no cotidiano e interferiu nas relações pessoais, acentuando vulnerabilidades já existentes. Mostraram preocupações para proteger e cuidar da família, principalmente por condições preexistentes, também destacaram a importância da imunização e o bom atendimento dos serviços de saúde brasileiros. Embora o Brasil tenha um sistema de saúde universal, é preciso garantir que esse acesso ocorra sem distinção ou banalização das características próprias do migrante.

Biografia do Autor

Eliana Gonçalves Coimbra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Assistente Social. Mestre em Saúde Pública em Região de Fronteira.

Maria Fernanda Munhak da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduanda de Medicina.

Marcos Augusto Moraes Arcoverde, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeiro. Doutor em Ciências. Professor Adjunto do Curso de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Saúde Pública em Região de Fronteira.

Rosane Meire Munhak da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora Adjunto do Curso de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Saúde Pública em Região de Fronteira.

Downloads

Publicado

01-10-2024

Como Citar

COIMBRA, E. G.; MUNHAK DA SILVA, M. F.; MORAES ARCOVERDE, M. A.; SILVA, R. M. M. da. PROCESSO MIGRATÓRIO, CUIDADO À SAÚDE E A PANDEMIA DA COVID-19. Ideação, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 80–97, 2024. DOI: 10.48075/ri.v26i2.33307. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/33307. Acesso em: 4 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos