ALFALETRAR
UMA PROPOSTA CONJUNTA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v26i2.33932Palavras-chave:
Ensino, Alfabetização, LetramentoResumo
Neste trabalho, pretendemos colocar em destaque a sugestão de ação pedagógica apresentada por Magda Soares, na obra Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. Isso porque, com foco na aprendizagem da escrita, da leitura e da produção de textos, a autora sugere uma interessante proposta de ensino com metas integradas e atividades articuladas de alfabetização e letramento que levam a criança à aquisição e ao aprimoramento de habilidades e competências de leitura, interpretação e produção de textos durante o ciclo de alfabetização e letramento. A partir de uma revisão bibliográfica da obra, interessa-nos refletir acerca da teoria que embasa a proposta e, de modo especial, a noção de representação colocada pela autora. Diante do que é apresentado, observamos que para dar conta da proposta conjunta de alfabetização e letramento, Soares articula diferentes teorias de alfabetização e linguística, que divergem quanto ao conceito de representação, mas que não impede de Alfaletrar se apresentar como uma proposta efetiva de alfabetização e letramento com foco no ensino em função da aprendizagem.
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