ALFALETRAR

UMA PROPOSTA CONJUNTA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v26i2.33932

Palavras-chave:

Ensino, Alfabetização, Letramento

Resumo

Neste trabalho, pretendemos colocar em destaque a sugestão de ação pedagógica apresentada por Magda Soares, na obra Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. Isso porque, com foco na aprendizagem da escrita, da leitura e da produção de textos, a autora sugere uma interessante proposta de ensino com metas integradas e atividades articuladas de alfabetização e letramento que levam a criança à aquisição e ao aprimoramento de habilidades e competências de leitura, interpretação e produção de textos durante o ciclo de alfabetização e letramento. A partir de uma revisão bibliográfica da obra, interessa-nos refletir acerca da teoria que embasa a proposta e, de modo especial, a noção de representação colocada pela autora. Diante do que é apresentado, observamos que para dar conta da proposta conjunta de alfabetização e letramento, Soares articula diferentes teorias de alfabetização e linguística, que divergem quanto ao conceito de representação, mas que não impede de Alfaletrar se apresentar como uma proposta efetiva de alfabetização e letramento com foco no ensino em função da aprendizagem.

Biografia do Autor

Magda Wacemberg Pereira Lima Carvalho, SEE-PE Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Doutora e Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); Graduada em LETRAS pela Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada (FAFOPST), professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da rede pública de Pernambuco.

Elisângela Maria da Silva, Centro Universitário Maurício de Nassau

Doutora em Ciências da Linguagem.  Professora no Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)

Downloads

Publicado

01-10-2024

Como Citar

PEREIRA LIMA CARVALHO, M. W.; DA SILVA, E. M. ALFALETRAR: UMA PROPOSTA CONJUNTA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. Ideação, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 98–110, 2024. DOI: 10.48075/ri.v26i2.33932. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/33932. Acesso em: 13 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos