COLONIZAÇÃO, IDENTIDADE GAUCHA E ASCESE DO TRABALHO EM MATO GROSSO, NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v26i2.34036Palavras-chave:
ascese do trabalho, identidade gaúcha, colonização dirigidaResumo
A forma como as identidades são associadas a processos de preservação ou degradação ambiental são, quase sempre, estereotipadas. Ao invés de buscar uma essência identitária que explique um dado padrão de relação com o mundo natural, se busca explicar como nossos padrões de interação com o mundo natural são articulados com a emergência de dadas identidades. O presente ensaio aborda o estudo de caso da identidade gaúcha na colonização dirigida no estado de Mato Grosso, nas décadas de 1970 e 1980. A busca de construção de uma ascese do trabalho de uma sociedade capitalista-industrial é o elemento articulador daquela identidade e do processo de colonização. Gerando, em algumas cidades, uma memória homogeneizadora de tal colonização, laudatória e ao mesmo tempo, hoje, de penitência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.