VIVÊNCIAS DE TUTORES ON-LINE NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA EM CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v27i2.34866Palavras-chave:
Tutores on-line, Ensino Superior, Educação a DistânciaResumo
O estudo analisou as vivências de tutores on-line no ensino a distância (EaD) em cursos superiores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva exploratória de abordagem quantitativa e qualitativa. Foram analisadas 230 respostas coletadas por um instrumento semiestruturado, elaborado no Google Docs e aplicado de abril a junho de 2023 por meio de redes sociais e abordagens pessoais. Os dados foram tabulados no Microsoft Excel® e processados no software IBM SPSS versão 27. Entre as facilidades apontadas, destacam-se a flexibilidade de horário, economia em despesas diversas, autonomia na interação com alunos e a possibilidade de atuar na área acadêmica. Como dificuldades, mencionaram a falta de comunicação com docentes, excesso de alunos por tutor, dificuldade em separar trabalho e vida doméstica, e problemas com sistemas operacionais lentos. Os participantes sugeriram melhorias como maior interação com os professores, tutoria totalmente remota, capacitações específicas para uso das plataformas, redução do número de alunos por tutor e ajuda de custo para internet. Ressalta-se a importância de abordagens pedagógicas inovadoras, programas de capacitação periódicos e políticas institucionais que valorizem os tutores on-line, fortalecendo o ensino a distância.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.