“DA MULTI À INTERDISCIPLINARIDADE: A SABEDORIA NO PERCURSO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO”

Autores

  • DIVANIR EULÁLIA NARÉSSI MUNHOZ

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v10i1.4148

Resumo

O texto discute a importância da interdisciplinaridade na ação do estudioso/do profissional, lembrando que, principalmente na ciência de orientação positivista, o conhecimento cresce através da “fragmentação artificial das ciências”, como um extremismo do processo de especialização e uma consequente propensão para o etnocentrismo, que obstaculiza o encontro interdisciplinar, plano superior à multidisciplinaridade.  A partir desse etnocentrismo, as profissões, de modo geral, não aprendem a se enriquecer mutuamente pelas diferenças, o que implica a necessidade de constante estímulo a um diálogo de qualidade entre profissionais de distintas formações, no sentido de desenvolver uma cultura de valorização da alteridade. Na seqüência, o texto adverte que a interdisciplinaridade não descarta o especialista, mas o concebe num contexto global da sociedade e da realidade humana. Alerta também para a importância do cultivo da discussão sistemática entre profissionais de diferentes áreas, como estratégia pedagógica para criação e desenvolvimento de mentalidade interdisciplinar.

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Publicado

29-09-2010

Como Citar

MUNHOZ, D. E. N. “DA MULTI À INTERDISCIPLINARIDADE: A SABEDORIA NO PERCURSO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO”. Ideação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. p.123–134, 2010. DOI: 10.48075/ri.v10i1.4148. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4148. Acesso em: 26 abr. 2024.