TRÂNSITOS DE PASSAGEM NO DISCURSO TEOLÓGICO LITERÁRIO

Autores

  • Josiele Kaminski Corso Ozelame

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v13i1.5235

Palavras-chave:

Teologia, Literatura, Diabo.

Resumo

Estreitar fronteiras entre Teologia e obras de ficção literária é dar possibilidades reflexivas ao ser humano para que ele possa direcionar seu olhar em uma outra direção, em que a literatura, enquanto arte, preocupa-se com o mundo ficcional e com as questões estéticas e, a teologia, busca uma compreensão de Deus e do homem sob a luz da fé. Como retificação do dogmatismo cristão,  as obras ficcionais que abarcam temas religiosos nos possibilitam ir além daquilo que vivemos, permitindo a construção de um mundo imaginário além-fronteiras, sem deixar que se perca a realidade efetiva, a recriação do “real” (teológico) em um plano imaginário (literário). Para analisar um diálogo entre a Teologia e a Literatura, mais especificamente, a figura do Diabo, partimos dos contos  Eu e Bebu na hora neutra da madrugada, de Rubem Braga, e Nostalgia do Amor Ausente, de Walmor Santos, buscando aporte teórico nos Estudos da Teopoética, principalmente, nos textos de Kuschel, Manzatto, Messadié, Nogueira, Russel.

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Publicado

16-09-2011

Como Citar

KAMINSKI CORSO OZELAME, J. TRÂNSITOS DE PASSAGEM NO DISCURSO TEOLÓGICO LITERÁRIO. Ideação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 169–180, 2011. DOI: 10.48075/ri.v13i1.5235. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/5235. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

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