Projeção de Cenários de Riscos para Desastres Naturais através de Inteligência Artificial para Continuidade das Atividades dos Negócios

Autores

  • Dr. Juan Pablo Boeira Unioeste
  • Dra. Irene Carniatto de Oliveira
  • Dr. Harrysson Luiz da Silva

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32238

Resumo

 A crise da COVID-19 expôs a suscetibilidade empresarial a desastres naturais, ressaltando a essencialidade da gestão de riscos e continuidade dos negócios, conforme diretrizes da ISO 31000 e NFPA 1600. O aumento quíntuplo de desastres naturais em meio século, com o crescimento substancial dos custos econômicos quando ocorrem, exemplificado pelo furacão Katrina, realça a importância da resiliência empresarial. Com a possibilidade de uma tempestade solar conforme apontado em estudos da Universidade George Mason (USA), que pode desligar a internet por meses em 2024, aumenta a importância da implementação de planos para recuperação empresarial, uma vez que pode comprometer severamente a sobrevivência das empresas em pós-desastres. Investimentos em estratégias de resiliência, incluindo ferramentas digitais e análise de projeção de cenários futuros, são cruciais para mitigar interrupções e perdas. Diante deste cenário, o presente artigo aponta que a integração de práticas de gestão de riscos para as empresas pela lente do Design Estratégico com o auxílio da Inteligência Artificial (IA), é imperativa para a sustentabilidade empresarial face a fotografia de crescentes adversidades empresariais face a fotografia de crescentes adversidades.

Downloads

Publicado

26-12-2023

Como Citar

DAVILA BOEIRA, J. P.; CARNIATTO DE OLIVEIRA, I.; SILVA, H. L. Projeção de Cenários de Riscos para Desastres Naturais através de Inteligência Artificial para Continuidade das Atividades dos Negócios. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 1–15, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i2.32238. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32238. Acesso em: 4 dez. 2024.