Bacia Hidrográfica + Resiliente em Afogamento: Uma Necessidade
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v6i1.32265Resumo
O afogamento é considerado como a principal causa de mortalidade infantil e está entre as dez principais causas de morte no mundo entre crianças de 5 a 14 anos o que torna esse tema relevante aos estudos de prevenção dessas ocorrências. A temática apresentada neste trabalho tem por objetivo analisar os índices dos afogamentos ocorridos nos municípios da Bacia Hidrográfica Paraná III no Estado do Paraná e os índices dos afogamentos da Bacia Hidrográfica Entorno do Lago no Estado de Tocantins visando confirmar a necessidade de implantação de políticas públicas de prevenção de afogamentos nas bacias hidrográficas como uma nova estratégia de prevenção. Para alcançar este propósito foi realizada uma pesquisa de campo, que fez uso de fontes primárias obtidas nos registros do Sistema Único de Saúde (SUS) - DATASUS, que identificaram casos de afogamentos ocorridos nos anos de 2009 - 2019 na Bacia Hidrográfica Paraná III e na Bacia Hidrográfica Entorno do Lago. Nesse sentido, a pesquisa buscou comprovar os índices de mortes por afogamento nos municípios dentro das bacias hidrográficas onde foram classificados os casos em: local dos óbitos e de residência das vítimas. A análise das informações obtidas na pesquisa conduziu à percepção da necessidade da participação da União, dos Estados e dos Municípios, num trabalho mais eficaz e coordenado de prevenção de afogamento por bacia hidrográfica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 International Journal of Environmental Resilience Research and Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.