Flora Brasileira: Segurança Alimentar e Nutricional Aliada a Preservação da Biodiversidade
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32393Resumo
O atual sistema alimentar está impactando negativamente o meio ambiente e, por mais contraditório que isso seja, a saúde das pessoas. A indústria de ultraprocessados e a demanda por alimentos agropecuários está contribuindo com o aumento de doenças e com a perda de biodiversidade no Brasil, as fronteiras agropecuárias seguem avançando sobre os biomas brasileiros. Enquanto priorizamos alguns poucos alimentos, estamos perdendo uma imensa riqueza de diversidade nutricional que são os alimentos das próprias florestas. Hoje esses alimentos recebem o nome de plantas alimentícias não convencionais, por não serem comumente utilizadas. Ao notarmos a importância desses alimentos para a segurança alimentar e nutricional, para a geração de renda, e para a conservação da biodiversidade, desmatar para colocarmos monoculturas de alguns poucos alimentos fará ainda menos sentido. Os respondentes deste estudo demonstraram conhecimento nas questões ambientais envolvendo a grande cadeia alimentar brasileira, mas não sobre os alimentos oriundos das florestas. O que demonstra que são necessárias pesquisas, divulgação e políticas públicas que incentivem a coleta, produção e consumo desses alimentos. Sempre com foco na preservação da biodiversidade, retirando somente o que não for impactar a fauna e flora locais.
Palavras-Chave: PANC; Alimentação; Preservação; Biodiversidade; Mudanças climáticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 International Journal of Environmental Resilience Research and Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.