Crédito Rural no Brasil: desigualdade no financiamento
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v7i1.34528Resumo
O presente texto tem como intenção analisar as políticas de financiamento do Crédito Rural, realizado pelo Estado brasileiro junto as atividades agrícolas e da pecuária. Está síntese é fruto de discussões e de reflexões de pesquisa cientifica que está em andamento de Tese, que tem como temática as Políticas Sociais, o Estado e o Setor da Agropecuária no Brasil, nos últimos dez anos (2013-2022). Porém, nos estudos e discussões viu a necessidade de demonstrar qual o papel que o Estado nas políticas de financiamento para este setor. Dessa maneira, buscou-se apresentar o que é o Crédito Rural; levantamento de dados dos valores previstos e planejados, via Plano Safra; e, dos contratos firmados com o Banco Central do Brasil. No levantamento dos contratos, demonstramos os recursos por linhas de financiamento, por região de abrangência e valores médios de contratos. Por fim, apresenta-se de onde vem os recursos e as fontes para o financiamento das políticas do Crédito Rural. Para a realização desse trabalho seguiu-se alguns passos metodológicos, de: levantamento primário de dados em sites oficiais (como o MAPA e a Matriz do Banco Central do Brasil), de documentos oficiais (como o Manual do Crédito Rural – MCR, orientações, normativas e resolução do Conselho Monetário Nacional – CNM), leis regulatórias e, levantamento bibliográfico da temática estudada.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.



