Crédito Rural no Brasil: desigualdade no financiamento
DOI :
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v7i1.34528Résumé
O presente texto tem como intenção analisar as políticas de financiamento do Crédito Rural, realizado pelo Estado brasileiro junto as atividades agrícolas e da pecuária. Está síntese é fruto de discussões e de reflexões de pesquisa cientifica que está em andamento de Tese, que tem como temática as Políticas Sociais, o Estado e o Setor da Agropecuária no Brasil, nos últimos dez anos (2013-2022). Porém, nos estudos e discussões viu a necessidade de demonstrar qual o papel que o Estado nas políticas de financiamento para este setor. Dessa maneira, buscou-se apresentar o que é o Crédito Rural; levantamento de dados dos valores previstos e planejados, via Plano Safra; e, dos contratos firmados com o Banco Central do Brasil. No levantamento dos contratos, demonstramos os recursos por linhas de financiamento, por região de abrangência e valores médios de contratos. Por fim, apresenta-se de onde vem os recursos e as fontes para o financiamento das políticas do Crédito Rural. Para a realização desse trabalho seguiu-se alguns passos metodológicos, de: levantamento primário de dados em sites oficiais (como o MAPA e a Matriz do Banco Central do Brasil), de documentos oficiais (como o Manual do Crédito Rural – MCR, orientações, normativas e resolução do Conselho Monetário Nacional – CNM), leis regulatórias e, levantamento bibliográfico da temática estudada.
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Journal Internationale de Recherche et de Science sur la Résilience Environnementale 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.



