COMUNICADO SOBRE A EDIÇÃO DO VOLUME 22 (2021)

01-09-2020
Prezados leitores e autores, Apresentamos as chamadas para publicação na Revista Línguas & Letras para 2021. A partir de 2015, a revista tornou-se quadrimestral. Essa nova periodicidade deve-se à qualidade dos textos submetidos ao periódico e aprovados por pareceristas no sistema duplo cego e às políticas de circulação e divulgação do periódico pelos indexadores nacionais e internacionais. A partir do número especial publicado em 2016, com o dossiê “Literatura e decolonialidade: desafios contemporâneos”, os artigos da Línguas&Letras passaram a incluir o  DOI. O propósito é dar ampla visibilidade aos resultados das investigações científicas, aspecto fundamental para que as pesquisas resultem em avanços de conhecimento e propiciem o debate nas áreas de Linguística, Literatura, Artes e afins.  Assim, anunciamos os temas da seção “Dossiê” para o ano de 2021 e respectivo calendário para submissão. Informamos que a Revistas aceita somente artigos destinados aos dossiês temáticos e que alternadamente são abertas chamadas públicas nas áreas de Estudos Literários e de Estudos Linguísticos.  1º QUADRIMESTRE, V. 22, N. 52 (MAIO DE 2021) - CHAMADA PARA SUBMISSÕES: ATÉ 31/03/2021 DOSSIÊ: ESTUDOS PÓS-COLONIAIS E DECOLONIAIS NA LITERATURA, NA CULTURA E NO ENSINOO presente dossiê, proposto pela Associação de Estudos Pós-coloniais e Decoloniais no ensino, na cultura e nas literaturas Su-Sul – PODES – tem o objetivo de incentivar, reunir e destacar textos que contribuam para a análise e no questionamento de posicionamentos normativos ou hegemônicos nos domínios da literatura, da cultura e do ensino, dentro de uma perspectiva pós-colonial e/ou decolonial. A crítica pós-colonial (Bhabha, Spivak, Fanon, Shohat, Mbembe, Hall, Kilomba, Glissant), bem como as atuais formações do pensamento latino-americano no campo decolonial (Mignolo, Grosfoguel, Palermo, Santiago, Lugones, Maldonado-Torres, Quijano, Walsh, Lander), abrem um terceiro espaço na interpretação e investigação da cultura, na discussão sobre a função da literatura e na busca de práticas pedagógicas que valorizam epistemologias pluriversais. Nesse sentido, o fluxo dos textos recebidos para o dossiê será direcionado para três sessões temáticas: a) - Análise e teoria pós-colonial; b) - A insurgência decolonial; c) - Abordagens críticas (pós-) decoloniais no ensino. Com a organização do dossiê, a PODES espera congregar as/os pesquisadoras/es interessadas/os da área e compartilhar suas pesquisas, promovendo, assim, possíveis adesões futuras e aprofundamentos teóricos mais consequentes.           Organização do dossiê: Prof. Dr. Sebastião Marques Cardoso (PPGL/PPCL, UERN); Prof. Dr. Wanderlan Alves (PPGLI/UEPB); Profa. Dra. Lourdes Kaminski Alves (UNIOESTE); Prof. Dr. Marco Antonio Lima do Bonfim (MAIE/ MIHL, UECE).DOSSIER:  POST-COLONIAL AND DECOLONIAL STUDIES IN LITERATURE, CULTURE AND EDUCATIONThe current dossier proposed by the Associação de Estudos Pós-coloniais e Decoloniais no ensino, na cultura e nas literaturas Sul-Sul - PODES - aims to encourage, gather and highlight texts that contribute to the analysis and questioning of normative or hegemonic positions in the fields of literature, culture and teaching, within a post-colonial and/or decolonial perspective. Post-colonial criticism (Bhabha, Spivak, Fanon, Shohat, Mbembe, Hall, Kilomba, Glissant), as well as the current formations of Latin American thinking in the decolonial field (Mignolo, Grosfoguel, Palermo, Santiago, Lugones, Maldonado-Torres , Quijano, Walsh, Lander), open a third space in the interpretation and investigation of culture, in the discussion on the role of literature and in the search for pedagogical practices that value pluriversal epistemologies. In this sense, the flow of texts received for the dossier will be directed to three thematic sections: a) - Post-colonial analysis and theory; b) - The decolonial insurgency; c) - Critical (post-) decolonial approaches to teaching. With the organization of the dossier, PODES hopes to bring together the researchers interested in the field and also share their research, thus promoting possible future adhesions and more consequent theoretical deepening.Dossier’s organization: Professor Sebastião Marques Cardoso (PPGL/PPCL, UERN); Professor Wanderlan Alves (PPGLI/UEPB); Professor Lourdes Kaminski Alves (UNIOESTE); Professor Marco Antonio Lima do Bonfim (MAIE/ MIHL, UECE).DOSIER: ESTUDIOS POSCOLONIALES Y DECOLONIALES EN LA LITERATURA, CULTURA Y ENSEÑANZA El presente dossier que propone la Asociación de Estudios Poscoloniales y Decoloniales en la Enseñanza, Cultura y Literaturas Sur-Sur (PODES) busca suscitar, reunir y dar visibilidad a estudios que contribuyan al análisis y cuestionamiento de posiciones normalizadas y hegemónicas en el ámbito de la literatura, cultura y enseñanza desde una perspectiva poscolonial y/o decolonial. La crítica poscolonial (Bhabha, Spivak, Fanon, Shohat, Mbembe, Hall, Kilomba, Glissant), así como las formaciones actuales del pensamiento latinoamericano en el marco decolonial (Mignolo, Grosfoguel, Palermo, Santiago, Lugones, Maldonado-Torres, Quijano, Walsh, Lander), promueven la apertura a un tercer espacio de interpretación e investigación de la cultura, de debate respecto de la función de la literatura y de búsqueda de prácticas pedagógicas que valoran a las epistemologías plurales. Desde dicho marco este dossier recibirá textos que se adscriban a una de sus tres secciones temáticas: a) análisis y teoría poscolonial; b) el alzamiento decolonial; y c) abordajes críticos poscoloniales o decoloniales en la enseñanza. Con el dossier la PODES quiere poner en contacto a investigadorxs interesadorxs por estos temas y compartir sus estudios, a la vez que busca impulsar a las adhesiones futuras y los nuevos aportes teóricos. Organizan el dossier: Prof. Dr. Sebastião Marques Cardoso (PPGL/PPCL, UERN), Prof. Dr. Wanderlan Alves (PPGLI/UEPB), Profa. Dra. Lourdes Kaminski Alves (UNIOESTE), Prof. Dr. Marco Antonio Lima do Bonfim (MAIE/ MIHL, UECE).  3º quadrimestre, v. 22, n. 54 (dezembro de 2021) Chamada para submissões: até 30/11/2021 Dossiê: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PROPOSTAS E DESAFIOS (BNCC – ENSINO MÉDIO)  No Brasil, desde 1985, educadores e pesquisadores vêm apontando a premência da realização de mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem de língua materna na educação básica.  A partir de então, diversas propostas curriculares começaram a ecoar no cenário nacional por meio de diretrizes estaduais. Em 1997, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – considerados um marco para o sistema educacional – incorporaram alguns desses planos estaduais e apresentaram um redimensionamento dos fundamentos teórico-metodológicos então vigentes. Esses documentos recomendaram a necessidade de se subsidiar as aulas na concepção dialógica da linguagem (BAKHTIN, 1995 [1979]). Nessa concepção, o trabalho escolar só faz sentido se articulado aos usos linguísticos, de cunho social, e, portanto, deve priorizar práticas de leitura, escrita e oralidade permeadas por reflexões sobre a língua. Passadas duas décadas da primeira publicação, muitas questões dos PCNs foram aprofundadas, elucidadas e questionadas, fazendo surgir novas vozes e necessidades. Em 2017-18, com a finalidade de complementar e de dialogar com as recomendações existentes, foi publicada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC visa ressignificar pressupostos e se constitui num conjunto de orientações para a composição de um corpo de conhecimentos, neste caso, relativos ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Percebe-se, entretanto, que a recém-lançada BNCC já vem suscitando muitas outras indagações e posições, sugerindo que o debate precisa continuar, sobretudo no tocante às novas propostas do Governo Federal sobre o Novo Ensino Médio, pois ao mesmo tempo em que a BNCC, voltada ao Ensino Fundamental II, compila os conteúdos a serem ensinados, a parte do Ensino Médio está ligada com a nova proposta de organização curricular. Assim sendo,  pesquisadores que se apoiam em estudos acerca do dialogismo, do interacionismo, do ensino, do discurso, do letramento, entre outros, podem abrir um grande leque de possibilidades integradoras para o desenvolvimento das habilidades linguísticas que devem ser trabalhadas ao longo do processo formativo do educando.  Além disso, este Dossiê se configura como a continuidade de dois outros trabalhos: “Uma Leitura Crítica da Base Nacional Comum Curricular - Compreensões Subjacentes” (Mercado de Letras, 2020), organizado por Terezinha Costa-Hübes (UNIOESTE) E Márcia Adriana Dias Kraemer (UFFS), que nasce como resultado do percurso de estudos, discussões e análises acerca da BNCC com o objetivo de ampliar o debate em torno do referido documento, com foco no Ensino Fundamental, no sentido de promover outras reflexões que transponham a sua linearidade. E, por outro lado: “Ensino de Língua Portuguesa e Base Nacional Comum Curricular - Propostas e Desafios (BNCC – ENSINO FUNDAMENTAL II)” (Mercado de Letras, 2020), organizado por Andréia Rutiquewiski (UTFPR) e Sweder Souza (UFPR), sendo uma obra composta de escritos de diferentes autores, que se dispõem a debater o novo documento referência para a educação brasileira. Com interesse, sobretudo, na área de Língua Portuguesa, o volume tem como mérito o fato de abordar todos os eixos de ensino estabelecidos pelo documento oficial, ou seja, a leitura, a escrita, a oralidade, a análise linguística/semiótica e a literatura  (esta distribuída entre os demais eixos). Assim, buscando a continuação dos debates empreendidos nas referidas coletâneas, sobretudo no trabalho com a Língua Portuguesa na BNCC, pensando na proposta do Ensino Médio, este Dossiê vai aceitar as seguintes categorias de trabalhos: Artigos abordando as concepções norteadoras do documento BNCC – competências, habilidades, itinerários etc;Artigos voltados para os eixos propostos pela BNCC – leitura/escuta, escrita/produção de textos, oralidade, análise linguística/semiótica e literatura;Artigos (Livre) que aprofundem um núcleo com um olhar crítico e/ou uma proposta de como conduzir a diretriz geral da BNNC na prática escolar;Entrevistas acerca de aspectos da BNCC,  a fim de que essa conversa não se encerre, mas se configure em janelas para novos olhares; Organização do Dossiê: Adail Sobral (FURG), Andréia Rutiquewiski (UTFPR), Sweder Souza (UFPR) e Terezinha Costa-Hübes (UNIOESTE)    3rd quarter, v. 22, n. 54 (December 2021) Call for submissions: until 11/30/2021 Dossier: PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING AND THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASE: PROPOSALS AND CHALLENGES (BNCC - HIGH SCHOOL) Dear readers and authors,We present a call for submissions In Brazil, since 1985, educators and researchers have pointed out the urgency of significantly changing mother tongue basic education teaching and learning process. Since then, several curricular proposals have been reverberating on the national scene by means of State guidelines. In 1997, the National Curriculum Parameters (PCNs) - considered a milestone for the educational system - incorporated some of these State plans and presented a reformulation of the then current theoretical and methodological foundations. These documents recommended the need to subsidize classes in an interactionist conception of language (BAKHTIN, 1995 [1979]). In this conception, school work only makes sense if articulated to social linguistic uses and, therefore, it must prioritize reading, writing and orality practices, permeated by reflections on the language. Two decades after the first publication, many issues of the NCPs have been deepened, elucidated and questioned, giving rise to new voices and needs. In 2017-18, with the purpose of complementing and dialoguing with the existing recommendations, the Curricular Common National Base (BNCC) was published. The BNCC aims to reframe assumptions and constitute a set of guidelines for the composition of a body of knowledge, in this case, related to Portuguese language teaching and learning. One perceives, however, that the recently published BNCC has already raised many other questions and positions, suggesting that the debate needs to continue, especially with regard to the new proposals of the Federal Government on the New High School, because at the same time that BNCC, focused on Elementary Education II, compiles contents to be taught, the section on High School is linked to a proposal for a new curricular organization. Therefore, researchers who study dialogism interactionism, teaching, discourse, literacy, among others, can open a wide range of integrating possibilities for the development of linguistic skills that must be worked on throughout student’s formative process. In addition, this Dossier is configured as the continuation of two other works: “A Critical Reading of the Curricular Common National Base - Underlying Understandings” (Mercado de Letras, 2020), organized by Terezinha Costa-Hübes (UNIOESTE) And Márcia Adriana Dias Kraemer ( UFFS), born from a course of studies, discussions and analyzes about BNCC with the aim of broadening the debate around that document, focusing on Elementary Education, in order to promote other reflections that transpose its linearity. And, on the other hand: “Teaching the Portuguese Language and Curriculum Common National Base - Proposals and Challenges (BNCC - ENSINO FUNDAMENTAL II)” (Mercado de Letras, 2020), organized by Andréia Rutiquewiski (UTFPR) and Sweder Souza (UFPR), a work which compile writings by different authors willing to debate the new reference document for Brazilian education. Especially interested in the Portuguese language area, the volume has the merit of addressing all the teaching axes established by the official document, that is, reading, writing, orality, linguistic / semiotic analysis and literature, being this latter present in the other axes. Thus, for promoting the continuation of the debates undertaken in the referred collections, especially in the work with the Portuguese Language at BNCC, thinking about the High School proposal, this Dossier will accept the following categories of papers: Articles addressing the guiding concepts of the BNCC document - competences, skills, itineraries, etc.Articles focused on the axes proposed by the BNCC - reading / listening, writing / producing texts, orality, linguistic / semiotic analysis, and literature.Articles (Free) deepening a core aspect of BNCC with a critical eye and / or a proposal on how to conduct BNNC guidelines in the school practice.Interviews about BNCC so that this conversation does not end, but is configured as windows for new gazes.