LES FLEURS DU MAL E EU: ANÁLISE COMPARATIVA SOB O VIÉS DA FINITUDE DA CARNE
Agências de fomento
Palavras-chave:
Finitude da Carne, Charles Baudelaire, Augusto dos AnjosResumo
O artigo trata da temática da morte, relacionando a finitude da carne e a plenitude do ser como foco principal do tema, analisando aspectos na poesia de cânones da literatura universal, Baudelaire e Augusto dos Anjos, que apontem as confluências entre os autores e os pontos em que convergem relacionados à temática em questão. Para tanto, poemas retirados de Les Fleurs du Mal (1857) e Eu (1912) relacionados à temática da morte servirão como base para este ensaio. Muitos são os poemas de ambos os autores que abordam a temática da morte, da finitude da carne e da possível plenitude do ser. Deste modo, foram selecionados apenas algumas composições para serem analisadas, pela impossibilidade de se estender neste primeiro momento. Os poemas escolhidos para análise são Une Charogne e Remords Posthume, de Charles Baudelaire, publicados em Les Fleurs Du Mal no ano de 1857, e “Apóstrofe à carne” e “Pecadora”, de Augusto dos Anjos, publicados em Eu em 1912. Buscar-se-á, então, neste ensaio, realizar uma interpretação destas composições, bem como analisar algumas figuras de linguagem e recursos estéticos usados pelos poetas no decorrer dos poemas.Downloads
Publicado
17-12-2014
Como Citar
LACERDA SCHNEIDER, C.; AISSA, J. C. LES FLEURS DU MAL E EU: ANÁLISE COMPARATIVA SOB O VIÉS DA FINITUDE DA CARNE. Línguas & Letras, [S. l.], v. 15, n. 30, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10158. Acesso em: 3 abr. 2025.
Edição
Seção
Estudos Literários
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.