O PIBID SEGUNDO SEUS BOLSISTAS: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Autores

  • Regina Breda
  • Greice da Silva Castela
Agências de fomento

Palavras-chave:

PIBID, Formação docente, formação inicial.

Resumo

Nesse trabalho de cunho qualitativo e interpretativista, analisamos contribuições que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela CAPES, tem dado à formação de seus bolsistas na UNIOESTE, considerando-se a sanção da Lei 12.796, de 4 de abril de 2013, que altera o texto da Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96 para incluir o PIBID, agora considerado no país um programa de Política Pública que visa incentivar a formação de profissionais do magistério para atuar na Educação Básica pública. Realizamos entrevista semiestruturada com acadêmicos bolsistas do subprojeto de Espanhol do PIBID da UNIOESTE de modo a verificar as potencialidades do Programa e como eles avaliam sua participação no PIBID em relação a sua formação profissional. Utilizamos como aporte teórico estudos sobre formação docente inicial (GATTI (2010; 2012), GATTI; BARRETTO; ANDRÉ (2011)), trabalhos que avaliam subprojetos do programa PIBID (MATEUS; EL KADRI; SILVA (2013)) e documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (2002), a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (2009) e decretos que dispõem sobre o PIBID. A análise revela uma visão bastante positiva em relação às contribuições do PIBID na formação docente. 

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Publicado

11-09-2014

Como Citar

BREDA, R.; DA SILVA CASTELA, G. O PIBID SEGUNDO SEUS BOLSISTAS: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. Línguas & Letras, [S. l.], v. 15, n. 28, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10532. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: LINGUAGEM, SOCIEDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MANIFESTAÇÕES NA DIVERSIDADE