PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA E O IMPACTO NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR EM COLABORAÇÃO COM UM PROFESSOR EM SERVIÇO
Agências de fomento
Palavras-chave:
leitura crítica, cultura, pesquisa-ação colaborativaResumo
Este texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa-ação colaborativa realizada numa escola pública de Cruz Alta, Rio Grande do Sul, envolvendo um professor em formação, uma professora em serviço e uma turma do terceiro ano do ensino médio. A pesquisa-ação colaborativa, metodologia adotada, é considerada uma forma alternativa de oportunizar o aperfeiçoamento de professores em serviço e em formação (BURNS, 1999). Buscou-se oportunizar condições para que todos os participantes assimilassem uma abordagem de leitura em inglês, tendo a linguagem como um mediador sociocultural. Nessa perspectiva, foram desenvolvidas oficinas de leitura, cuja finalidade era preparar os professores em formação e em serviço para a prática crítico-reflexiva de sala de aula, evidenciando a importância de um ensino que contemple aspectos culturais da língua inglesa (LI). Constatou-se, mais uma vez, que o trabalho colaborativo promove a reflexão e, consequentemente, melhorias no ensino e aprendizagem, o que pode ser significativo, considerando a carência de açõesinspiradas em pesquisas voltadas ao ensino público da LI no Brasil (CELANI, 2009).Downloads
Publicado
02-09-2016
Como Citar
SOUZA, A. E. de. PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA E O IMPACTO NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR EM COLABORAÇÃO COM UM PROFESSOR EM SERVIÇO. Línguas & Letras, [S. l.], v. 17, n. 37, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/12126. Acesso em: 31 mar. 2025.
Edição
Seção
Estudos Linguísticos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.