VARIAÇÃO E ENSINO NO ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL
Agências de fomento
Palavras-chave:
Variação, Ensino, Atlas linguísticos.Resumo
Neste artigo se apresenta um dos aspectos de que se ocupa o Projeto Atlas Linguístico do Brasil (Projeto ALiB), o ensino do português brasileiro. Dessa forma, este trabalho investiga como a linguagem de indivíduos apresenta marcas linguísticas específicas que constroem, mantêm e projetam a diversidade em inquéritos do Projeto ALiB a partir da utilização da variação linguística. Nesse sentido, trata da importância dos atlas linguísticos para o ensino, destacando a publicação dos atlas regionais brasileiros e do atlas linguístico do Brasil. Assim, discute a significativa contribuição dessas obras para o conhecimento da realidade linguística do Brasil, visto que os atlas podem otimizar e motivar as atividades em sala de aula, podendo também ser explorados nas demais disciplinas do currículo escolar. A metodologia empregada consistiu na realização das seguintes etapas: 1) leitura de textos teóricos referentes ao tema proposto; 2) escolha e formação do corpus, constituído de inquéritos das capitais do Projeto ALiB; 3) análise do corpus a fim de verificar marcas linguísticas transmissoras da construção, projeção e manutenção da variação linguística. As análises dos inquéritos selecionados buscam estudar a variação e sua relação com o ensino no repertório linguístico de informantes da faixa I (18-30 anos) e faixa II (50-65 anos) das diferentes capitais do país. A análise do corpus possibilitou realizar o registro e a documentação da diversidade lexical do português falado no Brasil, seguindo os princípios da Geolinguística moderna Pluridimensional em que o registro segue os parâmetros diatópicos e diastráticos.Downloads
Publicado
31-05-2016
Como Citar
PAIM, M. M. T. VARIAÇÃO E ENSINO NO ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL. Línguas & Letras, [S. l.], v. 17, n. 35, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/12576. Acesso em: 31 mar. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ: ESTUDOS LINGUÍSTICOS: VARIAÇÃO, DIVERSIDADE E ENSINO
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.