O Ensino de Ciências Sob o Olhar da Cultura Surda
Palavras-chave:
LIBRAS - EDUCAÇÃO - CULTURAResumo
Este capítulo apresenta um relato que perpassa pela experiência do ensino-aprendizado da disciplina de Ciências com alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental da escola bilíngue de surdos AAVIDA (Assistência Audio-Visual para Deficientes auditivos) na cidade de Divinópolis/ Minas Gerais. Para a sua constituição foi considerado o ensino da disciplina de ciências sob o olhar da cultura surda. O objetivo é apresentar um estudo das implicações que a cultura e identidade surda trazem para o contexto de ensino – aprendizagem da disciplina de ciências, visto que o atendimento educacional se torna efetivo a partir do conhecimento do sujeito e suas especificidades. Propõe-se ainda a apresentar artefatos que contribuirão para elaboração de um processo de ensino-aprendizado amoldado na cultura surda produzindo significados que dão sentido às ações pedagógicas.
Referências
BERNARDINO, E. L. A. O uso de classificadores na língua de sinais brasileira. ReVEL, v. 10, n. 19, 2012.
FELTRINI, G. M. Aplicação de modelos qualitativos à educação científica de Surdos. 2009. Dissertação (Pós- Graduação em Ensino de Ciências)- Universidade de Brasília, Brasília, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/188276/FELTRINI%20Gisele%20Morisson%202009%20%28disserta%c3%a7%c3%a3o%29%20UNB.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 01/09/2019.
LIBÂNEO, J. C.. Democratização da Escola Pública. São Paulo : Loyola, 1990.
PEREIRA, A. M.; SANTANA. M.; WALDHELM. M. Projeto Apoema Ciências. 2.ed. São Paulo : Editora do Brasil, 2015.
PERLIN, G.; MIRANDA, W.. Identidades Surdas. In C. Skliar (Org.) A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Editora Mediação, 1998.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Características gerais dos seres vivos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/caracteristicas-dos-seres-vivos.htm. Acesso em 13 de novembro de 2019.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis : Ed. Da UFSC, 2008.
TREVISAN, P.F.F. Ensino de Ciências para Surdos através de Software educacional. 2008. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Amazônia)- Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2008. Disponível em: https://docplayer.com.br/209525-Ensino-de-ciencias-para-surdos-atraves-de-software-educacional.html. Acesso em 03/05/2019.
VYGOTSKY, L. S. Linguagem e Pensamento. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.