Imagens que narram: memória, testemunho e ativismo intelectual em Nuevo coronavirus y buen gobierno. Memorias de la pandemia de Covid-19 en Perú (2021), de Edilberto Jiménez Quispe
DOI:
https://doi.org/10.5935/1981-4755.20220018Resumo
Este artigo coloca em evidência a relação entre memoria, testemunho e ativismo a partir da experiencia intelectual e artística do jornalista, antropólogo e retablista peruano Edilberto Jiménez Quispe en Nuevo coronavirus y buen gobierno Memorias de la pandemia de Covid-19 en Perú (2021). Assim como em Chungui Violencia y trazos de memoria (2005), obra de registro e denúncia de eventos de violência e abusos contra os direitos humanos durante o Conflito Armado Interno do Peru (1980-2000), em seu mais recente livro de testemunhos literários e visuais sobre o enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Peru, Jiménez Quispe nos apresenta um repertório amplo e diversificado de experiências narradas e visibiliza a vulnerabilidade pela qual peruanos e peruanos estiveram submetidos. Assim, em relação a este livro cabe levantar questões como: o que distingue e aproxima o fazer artístico de Jiménez Quispe nestes dois projetos de escrituras que tentam narrar experiências da memória coletiva em situações de crise? Como se dá a relação entre memória, testemunho e ativismo intelectual e artístico nestas produções? Ao refletir sobre exemplos presentes no livro sinalizarei como o trabalho de ativismo intelectual realizado por Jiménez Quispe alcança uma qualidade sanadora por mobilizar o afeto, o cuidado e vínculos coletivos nas diferentes comunidades nas quais transita como intelectual errante e implicado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.