Rompendo Silêncios: Escreviver Performático Negro e Seus Mediares de Resistência
DOI:
https://doi.org/10.5935/1981-4755.20220017Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo versar sobre as práticas de resistências femininas negras, entendendo-as como aporte epistêmico que se apresentam como possibilidade analítica, como aporte crítico de luta, resistência e empoderamento coletivo. Nesse sentido, esta proposta tratará de entender as práticas femininas periféricas enegrecidas como reincidências ancestrais que, de acordo com Grada Kilomba (2008), confrontam os silêncios históricos para garantir seu direito de fala e especialmente para possibilitar que essa fala seja escutada. Busca-se nesta proposição analisar a performance Rompendo Silêncios (2017), realizada durante o ano de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), como uma experiência que questiona os silêncios históricos e coloca-se em conexão com saberes e lutas ancestrais. O corpo nesta perspectiva, por meio do fazer performático e como repertório (TAYLOR, 2013) ancestral, inscreve um modo de construir e questionar uma sistemática sociocultural que atua na manutenção de assimétricas relações raciais, de gênero, classe, territorialidade, entre outras. A partir dos estudos de bell hooks (1995) sobre intelectualidade feminina negra, esta aproximação questiona a relação desigual e interseccional (CRENSHAW, 2002) entre mulheres, e destaca mecanismos de luta e multiplicação de saberes, em que o corpo é protagonismo e gestante de miúdas porém potentes transformações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.